Prefeitura entregará 71 UBSs novas ou reformadas até o fim do próximo ano

Como resultado de várias ações direcionadas, Teresina atinge 95% de cobertura na atenção básica

Durante a solenidade de inauguração da Unidade Básica de Saúde da Vila Bandeirante, nesta segunda-feira (31), o prefeito Firmino Filho destacou que a atual gestão entregará, até o final do próximo ano, 71 UBSs novas ou reformadas. A estratégia da administração municipal é reforçar a atenção básica, investindo nas unidades, melhorando as condições de trabalho dos servidores, valorizando as categorias que fazem a saúde e levando as equipes para próximo da população. O resultado dessas ações colocam Teresina com 95% de cobertura da atenção básica.

Com esse índice, a capital piauiense se destaca entre as que possuem mais de 500 mil habitantes. O percentual é significativo levando-se em consideração que a Prefeitura investe 35% do seu orçamento com saúde, um valor elevado se comparado a outras gestões municipais. Além disso, possui 254 equipes Saúde da Família.

"Temos um volume significativo de melhora das nossas condições de assistência no atendimento básico. Tivemos 21 inaugurações somente na atenção básica: 12 UBSs novas e 11 reformadas. Hoje entregamos a primeira UPA de Teresina. Semana passada entregamos o Hospital do Monte Castelo, com isso passamos a ter um hospital de médio porte para atender a zona sul. A UPA do Promorar está em andamento e a do Satélite estamos dando prosseguimento. Temos recursos para mais dois CAPS novos, o Hospital do Matadouro e a reforma do Hospital da Primavera com recursos de emendas parlamentares. Não esqueçamos do HUT. A reforma será entregue agora em setembro. Vamos dar um salto qualitativo na chegada do paciente. Mas, é necessário não só melhorar as condições físicas, mas também o processo de valorização dos servidores e melhoria no sistema de informática", destacou o prefeito Firmino Filho.

O presidente da Fundação Municipal de Saúde, Luciano Nunes, afirmou que a valorização do pessoal pelo chamamento do pessoal concursado. Até o momento, mais de 2.300 servidores foram efetivados no quadro do órgão e a tendência é que esse número aumente até o final da gestão. "Estamos investindo também na área de recursos humanos, em informática, para poder levar o sistema e-SUS para todas as unidades. Todos esses investimentos tem um único propósito: levar a atenção básica para toda a cidade. Somente nesse mês do aniversário, são duas novas UBSs entregues e quatro reformadas", declarou.

O prefeito Firmino Filho lembrou que a saúde pública é uma garantia ao cidadão e, para que esse direito seja cumprido em sua essência é necessário estruturar o sistema.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1262/prefeitura-entregara-71-ubss-novas-ou-reformadas-ate-o-fim-do-proximo-ano