Lançamento

FMS lança Plano de Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis

Plano será lançado no próximo dia 2 de setembro.

FMS lança Plano de Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) irá lançar no próximo dia 2 de setembro, a partir das 8h, no auditório da instituição, o Plano Municipal Intersetorial para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT).

O Plano aborda os quatro principais grupos de doenças (circulatórias, câncer, respiratórias crônicas e diabetes) e seus fatores de risco modificáveis (tabagismo, álcool, inatividade física,alimentação inadequada e obesidade). Além disso, o Plano define diretrizes e ações em vigilância, informação, avaliação e monitoramento, promoção da saúde e cuidado integral.

“As doenças crônicas não transmissíveis são as principais causas de morte no mundo, gerando elevado número de óbitos prematuros, perda de qualidade de vida, com alto grau de limitação nas atividades de trabalho e de lazer, além de impactos econômicos para as famílias,comunidades e a sociedade em geral”, afirma Letícia Ferreira, da Gerência de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (GEVIDANT/DVS) da FMS.

Em Teresina as primeiras causas de morte por doenças crônicas não transmissíveis são as doenças do aparelho circulatório, chegando a 160 óbitos para cada 100 mil habitantes, seguida pelas neoplasias, apresentando 101 óbitos para cada 100 mil habitantes, segundo dados da FMS no ano de 2014.

Na avaliação dos fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis em adultos por sexo, observa-se que o sexo masculino se destaca na grande maioria dos fatores de risco avaliados, são eles: adultos com excesso de peso (52,7%), consumo de carne com excesso de gordura (36,5%), consumo de álcool (28%), sedentarismo (19,7%) e consumo regular de refrigerante (17,3%) (VIGITEL, 2014).

“Diante desse cenário, o município de Teresina define metas e ações para o enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis, comprometendo-se integralmente com o cumprimento do Plano Municipal Intersetorial para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis a partir da oferta e destinação de recursos físicos, materiais e humanos especializados”, explica Ana Amélia Galas Pedrosa, uma das responsáveis pela elaboração do Plano e gerente da GEVIDANT/FMS.

As principais metas do Plano que será lançado são reduzir a taxa de mortalidade prematura (menores de 70 anos) por Doenças Crônicas Não Transmissíveis; reduzir a prevalência de obesidade em crianças e adolescentes; deter o crescimento da obesidade em adultos; reduzir as prevalências de consumo nocivo de álcool; aumentar a prevalência de atividade física no lazer; aumentar o consumo de frutas e hortaliças; reduzir o consumo médio de sal; reduzir a prevalência de tabagismo; aumentar a cobertura de mamografia em mulheres entre 50 e 69 anos; ampliar a cobertura de exame preventivo de câncer de colo uterino em mulheres de 25 a 64 anos e tratar 100% das mulheres com diagnósticos de lesões precursoras de câncer.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1253/fms-lanca-plano-de-enfrentamento-das-doencas-cronicas-nao-transmissiveis