Moradores do Parque Brasil são orientados para prevenir a Dengue

O bairro apresenta um dos maiores índices de infestação do mosquito causador da doença

Quem já foi vítima do vírus da Dengue não quer ter essa experiência novamente, nem deseja que seus familiares ou amigos tenham. A população do Parque Brasil sofre bastante com este mal e para diminuir os números de casos da doença na área, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) realizará no próximo sábado (29), a partir das 8h, um grande encontro no auditório do Hospital Mariano Castelo Branco com os moradores da região para traçarem estratégias de prevenção ao mosquito causador da Dengue (Aëdes aegypti).

Segundo dados da FMS, 200 casos de Dengue foram notificados no Parque Brasil até o momento e segundo o Índice de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de 2015, o local apresenta um dos maiores índices de infestação predial (3,2%).

“O abastecimento de água no local é deficitário, o que faz com que as pessoas tenham que armazenar água para consumo e atividades domésticas. Isso tem favorecido o aumento do número de casos de Dengue, pois a população não veda de forma adequada os vasilhames”, explica a coordenara do Núcleo de Educação em Saúde e Comunicação da FMS, Júlia Rocha Santos, informando ainda que durante o encontro de sábado a comunidade será informada sobre como proceder para ser parceira no combate ao mosquito da Dengue.

A atividade no Hospital Mariano Castelo Branco também terá caráter preventivo em saúde. “Vamos disponibilizar à população serviços de saúde como teste de glicemia e aferição da pressão arterial, além de distribuição de preservativos, folderes informativos sobre diversas doenças e distribuição de sacos de lixo e hipoclorito de sódio”, informa Júlia Rocha Santos.

Os principais sintomas da Dengue são forte dor de cabeça, febre alta, dor atrás dos olhos, perda do paladar e apetite, náuseas, vômitos, tonturas, extremo cansaço, moleza no corpo e dores nas articulações.

“Se você apresentar os sintomas é importante não se automedicar, pois seu quadro de saúde pode agravar. O indicado é procurar uma unidade de saúde mais próxima da sua residência”,alerta a médica e diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba. Ela falou ainda que a ação mais simples para prevenir a Dengue é evitar o nascimento do mosquito, uma vez que não existe vacina. A fêmea coloca seus ovos em locais com água limpa e parada.
COMBATA O MOSQUITO DA DENGUE

Para evitar a proliferação do mosquito causador da Dengue é preciso vistoriar possíveis criadouros, como vasos, recipientes, caixa de água, calhas, lajes e telhados. Todos precisam tomar medidas simples dentro de casa como não deixar água parada em pneus fora de uso. O ideal é fazer furos nestes pneus para evitar o acúmulo de água; não deixar água acumulada sobre a laje de sua residência; não deixar a água parada nas calhas da residência.

Essencial também é remover folhas, galhos ou qualquer material que impeça a circulação da água. A vasilha que fica abaixo dos vasos de plantas não pode ter água parada. Deixar estas vasilhas sempre secas ou cobri-las com areia é importante.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1251/moradores-do-parque-brasil-sao-orientados-para-prevenir-a-dengue