Campanha de vacinação contra poliomielite é reforçada em ação no CMEI Ariano Suassuna

Profissionais de saúde estarão no CMEI Ariano Suassuna vacinando as crianças

Em reforço às campanhas nacionais de vacinação contra a Poliomielite e para a Atualização da Caderneta de Vacinação, profissionais de saúde estarão amanhã (25) no CMEI Ariano Suassuna, localizado na Rua 06, S/N, Torquato Neto IV, vacinando as crianças de seis meses a menores de 5 anos, que são o público alvo da ação.
O objetivo é levar a vacina ao Torquato Neto IV, região mais distante da UBS a que está referenciada. Desta forma, o acesso dos pais à imunização de suas crianças será facilitado. “A equipe Estratégia Saúde da Família daquela área mobilizou as famílias para que encaminhassem os cartões de vacina das crianças para garantir a atualização”, conta Fátima Sousa, diretora regional Sul da Fundação Municipal de Saúde (FMS).
As campanhas seguem até o dia 31 de agosto, com 104 salas de vacina por toda a cidade. O público alvo da campanha contra a Poliomielite são as crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade. Já para a campanha de Multivacinação o grupo alvo para a atualização do esquema vacinal são as crianças menores de cinco anos de idade. A meta de vacinação contra a Poliomielite em Teresina é 55.435 crianças.
A diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba, chama a atenção para que os pais estejam atentos à caderneta de vacinação de seus filhos e providenciem sua imunização caso esteja faltando alguma dose. “A campanha de multivacinação é uma oportunidade em que são oferecidas à população alvo, em um único momento, várias vacinas ao mesmo tempo. Assim podemos melhorar a cobertura e atualizar o esquema de acordo com o calendário básico de vacinação na caderneta de saúde das crianças”, explica.

Importância

O Brasil já não registra casos de poliomielite há 26 anos, mas a doença ainda é um problema recorrente em diversos países do mundo, daí a importância da imunização. “Até que aconteça a certificação mundial da erradicação desse agente infeccioso, todas as ações devem ser mantidas para evitar a reintrodução do vírus selvagem da poliomielite no país”, lembra Amariles Borba.
As sequelas da doença não têm cura e estão relacionadas ao comprometimento do sistema nervoso. O paciente pode apresentar paralisia dos músculos das pernas, comprometendo o caminhar e/ou paralisia dos músculos respiratórios ou de deglutição. De acordo com a OMS, 5 a 10% das pessoas com este quadro podem evoluir a óbito.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1250/campanha-de-vacinacao-contra-poliomielite-e-reforcada-em-acao-no-cmei-ariano-suassuna