Consultório acompanha mais de 200 pessoas em situação de rua

Levar saúde e dignidade aos moradores de rua é o objetivo do projeto Consultório na Rua, equipe itinerante que realiza atendimentos específicos para esta população. Atualmente o projeto, que é coordenado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), acompanha 210 usuários cadastrados em Teresina.

O Consultório na Rua é um projeto que visa ampliar o acesso e a qualidade da atenção integral à saúde da população em situação de rua. “A atenção básica é um espaço prioritário para o fortalecimento do cuidado com esta população, sendo muito importante a criação de vínculo na rede de atenção à saúde”, esclarece a coordenadora Mayra Rodrigues. “Este vínculo possibilita a inserção efetiva no Sistema Único de Saúde (SUS), tendo a nossa equipe como porta de entrada prioritária na Atenção Básica”, complementa.
Apenas no primeiro semestre de 2015, a equipe do Consultório na Rua realizou 225 atendimentos e 101 testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C em pessoas em situação de rua. Foram realizadas ainda buscas ativas de usuários não-localizados pelos profissionais em função da falta de endereço fixo e a participação no evento do grupo Teresina Invisível, com doações e realizações de exames.
Todas as tardes, a equipe percorre locais da cidade de maior vulnerabilidade realizando atividades de saúde. Segundo Mayra Rodrigues, os principais serviços ofertados neste semestre foram: escuta qualificada e orientações, encaminhamentos para a rede sociassistencial e de saúde, viabilização e acompanhamento de internações, procedimentos de enfermagem no espaço da rua (curativos, pressão arterial, glicemia, vacinação), distribuição de preservativos femininos e masculinos, gel lubrificante, folders educativos, visitas domiciliares e institucionais. Foram feitas ainda abordagens na rua em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), estudos de caso e vacinação de Influenza aos grupos recomendados pelo Ministério da Saúde.
E o trabalho continua neste próximo semestre. “Um de nossos principais desafios é o fortalecimento da articulação com a rede de atendimento à População em Situação de Rua – não apenas em saúde, como também assistência social e sociojurídica – bem como a divulgação da Política Nacional da Pessoa em Situação de Rua e de seus direitos”, conta Mayra Rodrigues. “Precisamos ainda intensificar os cadastramentos e acompanhamentos de usuários ainda desassistidos, além de atualizar o sistema de dados em saúde E-sus”, complementa.
A equipe do Consultório na Rua é multidisciplinar e formada por um assistente social, uma psicóloga, uma enfermeira, três agentes sociais e redutores de danos.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1249/consultorio-acompanha-mais-de-200-pessoas-em-situacao-de-rua