Comitê mobiliza para o combate contínuo ao mosquito transmissor da dengue

Grupo tem como objetivo mobilizar e sensibilizar a população para o risco da doença no município

Comitê mobiliza para o combate contínuo ao mosquito transmissor da dengue
O combate à dengue deve ser contínuo, durante todo o ano. Esse é o propósito do Comitê de Mobilização Comunitária Contra a Dengue, da Fundação Municipal de Saúde (FMS), que se reúne mensalmente para traçar estratégias para o combate ao mosquito transmissor, o Aedes Aegypti. Na manhã de hoje (21), os membros do Comitê estiveram reunidos analisando as ações já implementadas e planejando medidas para conter o avanço da doença.

“Precisamos estar vigilantes sempre, tendo em vista que o Aedes Aegypti transmite sete tipos de doença entre dengue, chikungunya, zika e febre amarela. Então, é necessário que as pessoas mudem de atitude e se conscientizem que a prevenção é o meio mais eficaz. Temos que ter hábitos de vistoriar nossas residências, as escolas dos nossos filhos, nosso local de trabalho, e o Comitê tem essa finalidade de mobilizar as pessoas para essa mudança de atitude”, explicou Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS e presidente do Comitê.

Durante o mês de julho, 163 escolas estaduais foram mobilizadas e seus gestores capacitados para atuarem junto à comunidade nas ações preventivas à Dengue, Chikungunya e Zica Vírus. Foram disponibilizados 345 cartazes, 27 mil folderes e 204 CDs com vídeo-aula e jingles relacionados ao tema Dengue.

“Tivemos uma retorno bastante positivo das ações realizadas nas escolas. Uma curiosidade é que quase 70% dos jovens que participaram das nossas ações já tinham sido acometidos por dengue ou outra doença transmitida pelo Aedes Aegypti. Portanto, eles demonstraram bastante interesse nas informações e serão os nossos grandes multiplicadores. Por terem vivenciado os males causados pela doença, eles mudaram de atitude. E essa é nossa intenção, fazer que as pessoas se sintam responsáveis pelas ações de combate à doença e não esperem apenas pelas ações do poder público”, destacou Júlia Santos, coordenadora do Núcleo de Educação em Saúde e Comunicação da FMS e membro do Comitê.

Na reunião de hoje ficou agendada uma capacitação para os membros do Comitê sobre a questão vetorial da doença e assistência médica. O encontro acontecerá no dia 18 de setembro. Haverá também uma série de ações sócioeducativas para socializar as ações de combate ao mosquito e de conscientização da população.

O Comitê de Combate á Dengue tem como objetivo mobilizar e sensibilizar a população para o risco da doença no município de Teresina. A elaboração de programas permanentes e a promoção da integração das ações de controle da Dengue na atenção básica é uma das finalidades do Comitê de Combate á Dengue, com a mobilização do Programa de Agentes Comunitários de Saúde e Estratégia Saúde da Família. Além disso, ele deve utilizar-se de instrumentos legais que facilitem o trabalho do poder público na eliminação de criadouros em imóveis comerciais, casas abandonadas e terrenos baldios e programar ações educativas contra a doença na rede de educação básica, técnica e superior, entre outras ações.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1247/comite-mobiliza-para-o-combate-continuo-ao-mosquito-transmissor-da-dengue