Prefeitura entrega nova Unidade Básica de Saúde no Jacinta Andrade

Prefeitura entrega nova Unidade Básica de Saúde no Jacinta Andrade
O Residencial Jacinta Andrade terá agora mais um reforço para suprir as demandas em saúde de seus moradores. Isso graças à nova Unidade Básica de Saúde Dr. Fernando Gomes Correia Lima, entregue na manhã de hoje (20) pela Prefeitura de Teresina.
A nova unidade faz parte do programa de qualificação e requalificação da atenção básica que tem sido promovido na capital desde 2013. Segundo o prefeito Firmino Filho, o investimento se dá pelo entendimento de que a promoção da saúde começa com um bom atendimento primário. “Prevenir é melhor que remediar. Por isso estamos investindo em profissionais capacitados, estrutura e serviços que garantam qualidade de vida”, afirmou.
Esta é a segunda UBS a funcionar na região. O primeiro trabalho dos profissionais está sendo o cadastramento das famílias já residentes na área, para redistribuir a população, saber quantas pessoas precisam de atendimento e o número de equipes necessárias para suprir aquela demanda. Uma dessas usuárias é Regina Célia, que mora em frente à nova UBS e espera ser remanejada. “Nós estávamos precisando mesmo de outro posto, agora vai ficar ótimo e espero que melhore ainda mais”, disse.
A estrutura conta com seis consultórios, sendo quatro médicos e dois odontológicos. Também possui todos os ambientes essenciais para o atendimento em atenção básica, como sala de vacina, procedimentos, inalação, esterilização, expurgo, coleta, escovódromo, farmácia, SAME (para marcação de consultas), sala de reuniões e uma especial para as reuniões dos Agentes Comunitários de Saúde, entre outros. Além disso, a unidade já se encontra totalmente adaptada para garantir acessibilidade aos portadores de necessidades especiais.

Luciano Nunes, presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), lembra que estrutura e profissionais são apenas duas partes de um tripé que só está completo com a participação da comunidade. “Esta unidade é de vocês. Participem dela, integrem o conselho de saúde, se tornem protagonistas neste processo e juntos aprimoraremos a saúde pública”, convidou ele.
Inicialmente, a UBS contará com uma equipe Estratégia Saúde da Família trabalhando nos turnos manhã e tarde. Ela está sendo deslocada temporariamente da outra UBS que funciona no Jacinta Andrade enquanto a nova equipe, formada por profissionais concursados que foram chamados na última convocação, é montada.
Até o momento, 3.904 casas já foram entregues no Residencial Jacinta Andrade. O conjunto, construído com recursos federais e estaduais, já foi entregue com estruturas como escola, delegacia e duas Unidades Básicas de Saúde, cuja gestão é de responsabilidade da Prefeitura de Teresina.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1246/prefeitura-entrega-nova-unidade-basica-de-saude-no-jacinta-andrade