377 postos estarão disponíveis para a campanha de vacinação contra a raiva

Este ano a meta da Fundação Municipal de Saúde (FMS) é vacinar 135 mil animais.

377 postos estarão disponíveis para a campanha de vacinação contra a raiva
A campanha de vacinação contra a raiva na zona urbana acontece no próximo dia 12 de setembro. Neste dia 377 postos estarão abertos, das 8h às 17h, em praças, escolas e outros pontos estratégicos com o objetivo de imunizar cães e gatos contra a doença.
Este ano a meta da Fundação Municipal de Saúde (FMS) é vacinar 135 mil animais. A campanha será dividida em dois momentos: um na zona urbana, cujo Dia D será em 12 de setembro, e um na zona rural, que acontece nos dias 26 de setembro (zona rural Norte e Leste) e 03 de outubro (região rural Sul e Sudeste).
A raiva é uma doença aguda do sistema nervoso central, que pode acometer todos os mamíferos. A única forma de prevenção é a vacinação dos cães e gatos domésticos, que podem ser transmissores da doença. “Pedimos que a população não deixe de comparecer e chame seus amigos e familiares que possuem animais de estimação. Desta forma poderemos manter a raiva longe da nossa cidade”, convida Oriana Bezerra, gerente de zoonoses da FMS.
Oriana orienta que a população dê preferência ao horário da manhã, por ser mais fresco e confortável para os bichinhos, assim como evita a formação de filas ao fim do dia. Eles devem ser transportados de forma segura e por pessoas que tenham condições físicas de contê-los nos postos, para prevenir acidentes entre animais e pessoas. “Para gatos, recomendamos que sejam levados na caixa de transporte ou sacos de estopa ou nylon. Para cães, o ideal é o uso de guia ou corrente”, recomenda a gerente. Os animais já podem ser imunizados a partir dos três meses de idade e não há restrições para gestantes.
“Em Teresina desde 1986 não é registrado casos de raiva em seres humanos. Portanto precisamos continuar com essa estatística positiva e a melhor forma é a vacinação, que é disponibilizada de forma gratuita para a população”, enfatiza o presidente da FMS, Luciano Nunes.
Cadastramento
A Gerência de Zoonoses da FMS continua cadastrando e treinando voluntários para trabalhar na campanha de vacinação antirrábica. São 713 vagas para vacinadores e 459 para anotadores, abertas para toda a população.
Para isso é necessário participar de um treinamento na Gerência de Zoonoses da FMS, com duração de um turno. Os cursos estão ocorrendo às quartas e sextas, durante a manhã (a partir das 8h30) ou à tarde (a partir das 14h30). “Os interessados podem se dirigir à Gerência de Zoonoses – que fica na Rua Minas Gerais, nº 909, bairro Matadouro – fazer seu cadastro e participar do treinamento no turno que preferir”, explica o veterinário Luiz Harliton, coordenador da campanha.
Para o cadastro são necessários os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência e conta corrente no Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal; para servidores da FMS, basta apresentar um contracheque. “Os voluntários serão lotados nos postos de vacinação mais próximos de seus domicílios, de acordo com a disponibilidade de vagas no momento da inscrição”, afirma Luiz Harliton. Eles serão remunerados com a quantia de R$ 76,25, incluso o valor dos vales-transportes para o deslocamento.
As inscrições e os cursos seguem até as vésperas do dia da campanha, enquanto houver vagas disponíveis. Serão repassadas orientações sobre a manipulação da vacina, a forma correta de aplicação no animal, explicações para as dúvidas mais frequentes da população, entre outros assuntos pertinentes ao trabalho.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1243/377-postos-estarao-disponiveis-para-a-campanha-de-vacinacao-contra-a-raiva