Residencial Jacinta Andrade recebe mais uma UBS nesta quinta (20)

Em comemoração aos 163 anos do aniversário de Teresina, a Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS) entrega nesta quinta-feira (20), a partir das 10h30, a Unidade Básica de Saúde Dr. Fernando Gomes Correia Lima. A nova UBS fica no Residencial Jacinta Andrade, zona Norte, e irá beneficiar os moradores da região.

A estrutura conta com seis consultórios, sendo quatro médicos e dois odontológicos. Também possui todos os ambientes essenciais para o atendimento em atenção básica, como sala de vacina, procedimentos, inalação, esterilização, expurgo, coleta, escovódromo, farmácia, SAME (para marcação de consultas), sala de reuniões e uma especial para as reuniões dos Agentes Comunitários de Saúde, entre outros. Além disso, a unidade já se encontra totalmente adaptada para garantir acessibilidade aos portadores de necessidades especiais.

Inicialmente, a UBS contará com uma equipe Estratégia Saúde da Família trabalhando nos turnos manhã e tarde. “Ela está sendo deslocada temporariamente da outra Unidade Básica de Saúde que funciona no Jacinta Andrade enquanto a nova equipe, formada por profissionais concursados que foram chamados na última convocação, é montada”, explica Adriana Valadares, diretora Regional de Saúde Norte da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

A diretora conta que o primeiro trabalho dos profissionais da nova UBS está sendo o cadastramento das famílias já residentes na área, para saber quantas pessoas precisam de atendimento e o número de equipes necessárias para suprir aquela demanda. “Enquanto isso, a UBS estará trabalhando com demanda espontânea, ou seja, qualquer pessoa, independente de ser cadastrada ou não, será atendida”, diz Adriana Valadares.

Até o momento, 3.904 casas já foram entregues no Residencial Jacinta Andrade. O conjunto, construído com recursos federais e estaduais, já foi entregue com estruturas como escola, delegacia e duas Unidades Básicas de Saúde, cuja gestão é de responsabilidade da Prefeitura de Teresina.

Homenageado

Fernando Gomes Correia Lima, homenageado da Prefeitura de Teresina que dá nome à UBS, era médico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Medicina pela mesma instituição de ensino. Infectologista, Fernando Correia Lima possuía uma extensa folha de serviços que foram prestados como secretário de Saúde do Estado, na presidência do Conselho Regional de Medicina e atuou como médico e diretor do Hospital de Doenças Tropicais Natan Portela (HDIC).

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1242/residencial-jacinta-andrade-recebe-mais-uma-ubs-nesta-quinta-20