Profissionais são capacitados para redução da Sífilis na Atenção Primária

A FMS está realizando durante o mês de agosto estratégias para redução da Sífilis na Atenção Primári

Profissionais são capacitados para redução da Sífilis na Atenção Primária
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) está realizando durante o mês de agosto estratégias para redução da Sífilis na Atenção Primária em Saúde. Hoje (18) na Unidade Básica de Saúde (UBS) São Camilo, localizada no Lourival Parente, zona Sul, aconteceu uma oficina de manejo clínico da Sífilis em gestantes e Sífilis congênita e adquirida. Em Teresina, de janeiro a julho deste ano, foram notificados 76 casos de Sífilis em gestantes residentes na capital.

Ao todo, 15 profissionais de saúde que compõem as Equipes Estratégia Saúde da Família receberam a capacitação proferida pelo médico Kelsen Dantas Eulálio, da FMS. "O diagnóstico precoce e o tratamento da gestante são medidas relativamente simples e bastante eficazes na prevenção da Sífilis congênita", afirmou Kelsen Eulálio.

O médico falou ainda que a Penicilina é a escolha para o tratamento da Sífilis, sendo uma medicação de baixo custo, fácil acesso e ótima eficácia. "Não tratar traz muitos prejuízos à saúde da pessoa e, se for gestante, também à saúde do bebê", explicou Kelsen Eulálio.

No próximo dia 21, a partir de 8h30, os profissionais da UBS São Camilo receberão outro treinamento relacionado à Sífilis. Será uma oficina de vigilância epidemiológica da Sífilis na gestação, onde serão discutidas as fichas de notificação e investigação da Sífilis congênita. Uma roda de conversa acontecerá para que os profissionais de saúde exponham casos da doença que eles diagnosticaram em seus pacientes e possam elaborar o Projeto Terapêutico Singular.

Os mesmos profissionais da UBS São Camilo também serão capacitados no dia 28, a partir das 8h. "Uma capacitação em testes rápidos de HIV/Sífilis ocorrerá neste dia", disse a diretora da Regional Sul de Saúde da FMS, Fátima Sousa.

A doença

A Sífilis é uma doença infectocontagiosa, sexualmente transmissível, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode também ser transmitida verticalmente, da mãe para o feto, por transfusão de sangue ou por contato direto com sangue contaminado. Se não for tratada precocemente, pode comprometer vários órgãos como olhos, pele, ossos, coração, cérebro e sistema nervoso.

A sífilis congênita pode causar má formação do feto, aborto espontâneo e morte fetal. Na maioria das vezes, porém, os seguintes sintomas aparecem nos primeiros meses de vida: pneumonia, feridas no corpo, alterações nos ossos e no desenvolvimento mental e cegueira.

“O uso de preservativos durante as relações sexuais é a maneira mais segura de prevenir a doença. É importante ressaltar também que todas mulheres devem fazer exame para verificar se são portadoras da doença antes de engravidar”, acrescenta o médico Kelsen Eulálio.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1241/profissionais-sao-capacitados-para-reducao-da-sifilis-na-atencao-primaria