Prefeito entrega reforma da UBS São Camilo para a população do Lourival Parente

A reforma da UBS São Camilo irá beneficiar cerca de 20 mil pessoas

Prefeito entrega reforma da UBS São Camilo para a população do Lourival Parente
A região do bairro Lourival Parente agora dispõe de uma Unidade Básica de Saúde com melhor estrutura e mais conforto para seus habitantes. Eles receberam hoje (12) do prefeito Firmino Filho a reforma da UBS São Camilo, que irá beneficiar cerca de 20 mil pessoas. A entrega faz parte da programação do 163º aniversário de Teresina.
A reforma da Unidade custou R$ 278.256, 10 e tem como principal melhoria as áreas de circulação mais amplas, garantindo conforto aos usuários que estão aguardando atendimento. Os oito consultórios foram reformados e readequados, sendo cinco médicos (quatro reformados e um construído) e três odontológicos (dois reformados e um construído), entre outros ambientes reformados e construídos, além da adaptação da estrutura para garantir acessibilidade aos portadores de necessidades especiais.
Segundo o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Luciano Nunes, a obra faz parte do maior programa de qualificação e requalificação da saúde realizado no município de Teresina, em especial na atenção básica. “Somente nesta gestão, já foram entregues 20 Unidades Básicas de Saúde novas ou reformadas e ampliadas. No momento temos outras 51 em andamento, além do investimento em recursos humanos por meio da convocação de servidores concursados e a informatização do serviço, através da implantação do sistema e-SUS”, enumerou o presidente.
Firmino Filho lembrou ainda de outras obras que virão a beneficiar a saúde do município como um todo. Ainda este mês, serão entregues as novas UBS do Vale do Gavião e Jacinta Andrade, além da reforma da UBS da Vila Bandeirantes. Serão entregues também a primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Renascença e o Hospital do bairro Monte Castelo. “Estamos batalhando por recursos para novas obras, além das que estão em andamento. Temos que mostrar nossa capacidade de trabalhar pelo bem da população”, disse o prefeito.
Os benefícios serão sentidos por usuários de todas as idades. Pedro Victor, de apenas nove anos, mostrava muita empolgação com a UBS nova da sua vizinhança, pois sempre participa das ações que as equipes Estratégia Saúde da Família (ESF) organizam na sua escola. “Antes a minha mãe e a minha avó me levavam para consultar lá no Parque Piauí, mas agora não precisa mais porque temos este posto pertinho de casa”, comemora o garoto.
Outro que comemora é Francisco Romão, que já é assistido pela saúde pública há 40 anos pelo seu problema de diabetes. “Moro há apenas quatro quadras daqui, e por causa do meu problema eu venho ao posto quase todo dia. Esta reforma foi muito boa e todos da comunidade estão satisfeitos”, afirma. A reforma da UBS é uma reivindicação antiga da comunidade, e é a primeira realizada desde sua fundação, em 1988.
A Unidade Básica de Saúde São Camilo atende aos moradores dos bairros Hugo Prado, Morada Nova I e II, Santa Rita, Lourival Parente, Condomínio Vila Tropical e Bem Viver. Cinco equipes Estratégia Saúde da Família atuam no local – duas pela manhã e três à tarde, das quais quatro equipes contam com saúde bucal.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1235/prefeito-entrega-reforma-da-ubs-sao-camilo-para-a-populacao-do-lourival-parente