Programa de controle do tabagismo é expandido para cinco UBS em dois meses

O serviço faz parte da expansão do Programa de Controle do Tabagismo

Programa de controle do tabagismo é expandido para cinco UBS em dois meses
Cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) já oferecem aos seus usuários o tratamento de combate ao vício do cigarro. O serviço faz parte da expansão do Programa de Controle do Tabagismo, iniciado há pouco mais de dois meses pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) na atenção básica do município.
Atualmente, as atividades do programa são realizadas nas UBS da Vila da Paz, Portal da Alegria, Povoado Bela Vista Rural, Cacimba Velha e Santa Luz. Cada unidade atende turmas de sete e nove pessoas que desejam largar o vício do cigarro. Elas participam de reuniões que acontecem semanalmente no primeiro mês, quinzenalmente no segundo mês e mensalmente no terceiro mês de programa, até que o usuário complete um ano.
“A aceitação do programa de tabagismo tem sido muito boa, especialmente na zona urbana”, conta Clara de Assis, da Gerência de Ações Programáticas da Fundação Municipal de Saúde (FMS). “As unidades da Vila da Paz e Portal da Alegria, primeiras a iniciar as atividades, já estão na fase de reuniões mensais com suas primeiras turmas e em breve irão abrir as segundas”, informa ela.
A abordagem das reuniões usa como base a técnica cognitiva-comportamental, centrada na mudança de crenças e comportamentos que levam um indivíduo a lidar com determinada situações. Elas devem ter como objeto a detecção de situações de risco que levam o indivíduo a fumar, e o desenvolvimento de estratégias para enfrentamento dessas situações, visando não só a cessação do tabagismo, mas também a prevenção de recaídas.
Durante este tempo, o fumante recebe informações e estímulos para uma vida sem cigarro, além de tirar suas dúvidas e conversar com profissionais e pessoas com problemas semelhantes. Além disso, em casos específicos podem ser utilizados medicamentos de apoio.
Inicialmente, o programa será desenvolvido por 15 equipes ESF que aderiram ao Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ), em Unidades Básicas de Saúde de diversos pontos da cidade. “É um tratamento que depende muito da força de vontade dos participantes, por isso é importante que eles desejem verdadeiramente mudar de vida e criem um laço de confiança com os profissionais de saúde, que dará o apoio necessário”, explica Clara de Assis.
O consumo de tabaco e seus derivados mata milhões de indivíduos a cada ano, não apenas os fumantes como também aqueles que inalam involuntariamente a fumaça do cigarro, os chamados fumantes passivos.. Estima-se em 8 bilhões as mortes atribuídas ao tabaco para o ano de 2030, se nenhuma ação efetiva de controle do tabaco for implementada.
A dependência à nicotina é fator causal de aproximadamente 50 doenças, como vários tipos de câncer e doenças do aparelho respiratório e cardiovasculares, uma vez que o fumante se expõe a aproximadamente 4.720 substâncias, muitas delas tóxicas, contidas no cigarro.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1232/programa-de-controle-do-tabagismo-e-expandido-para-cinco-ubs-em-dois-meses