Mais de 55 mil crianças devem ser vacinadas contra a Poliomielite e outras doenças

Dia D das campanhas contra a Polio e Multivacinação acontece neste sábado (15).

O próximo sábado, 15 de agosto, é o Dia D das campanhas nacionais contra a Poliomielite e para a atualização de caderneta de vacinação. Em Teresina as ações do Dia D serão abertas às 8h30, na Unidade Básica de Saúde Dr. Francílio Ribeiro de Almeida, localizada no bairro Angelim, zona Sul da cidade.
No Dia D, além da UBS do Angelim, mais 59 salas de vacinação estarão abertas para a imunização em todas as regiões da capital, sendo 23 na zona Norte da cidade, 19 nas regiões Leste e Sudeste e 17 na zona Sul.
“Iniciaremos a campanha no sábado com o Dia D. Especialmente nessa data estaremos com 59 salas de vacinação disponíveis para a população. Mas, lembramos aos pais que as campanhas seguem até o dia 31 de agosto e no período da campanha todas as 104 salas de vacina de Teresina estarão abastecidas para garantir a imunização das crianças que são o alvo das campanhas”, explica Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS.
O grupo alvo da campanha contra a Poliomielite são as crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade. Já para a campanha de Multivacinação o grupo alvo para a atualização do esquema vacinal são as crianças menores de cinco anos de idade.
Em Teresina a meta é vacinar um total de 55.435 crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade. Por faixa etária a meta é vacinar 6.678 crianças de seis meses, 13.853 crianças de 01 ano, 11.855 crianças de 02 anos, 11.751 crianças de 03 anos e 11.765 crianças de 04 anos.
Esta será a 36ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e neste ano comemora-se o 26º ano sem a doença no país, estando livre do poliovírus desde 1990. “Destaca-se, porém, que até que aconteça a certificação mundial da erradicação desse agente infeccioso, todas as ações devem ser mantidas para evitar a reintrodução do vírus selvagem da poliomielite no país”, lembra Amariles Borba. Em 1989, foram registrados os últimos casos de poliomielite no país, mantendo-se com incidência zero desde aquele ano.
No que diz respeito à Multivacinação, é uma estratégia onde em um único momento são oferecidas à população alvo várias vacinas ao mesmo tempo, a fim de melhorar a cobertura vacinal e atualizar o esquema vacinal de acordo com o calendário básico de vacinação na caderneta de saúde das crianças menores de cinco anos de idade (0 a 4 anos 11meses e 29 dias).
“Estamos implantando o Boletim Diário de Comparecimento para estas vacinações. No documento será possível formalizar o comparecimento da criança à sala de vacina, para assim a FMS ter parâmetros a seguir para analisar quantas crianças estão ou não com a caderneta atrasada e dessa forma poder traçar novas estratégias para otimizar o trabalho de vacinação”, informa a diretora.

Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1231/mais-de-55-mil-criancas-devem-ser-vacinadas-contra-a-poliomielite-e-outras-doencas