PMT incentiva os pais a participarem de todo o desenvolvimento do filho

Programa Pré-Natal Masculino está sendo implantado nas Unidades Básicas de Saúde

PMT incentiva os pais a participarem de todo o desenvolvimento do filho

Ser pai é ser parceiro! Acompanhar o filho antes e pós-nascimento é papel do pai. Dia 9 de agosto foi a data de comemoração a esse homem tão especial na vida de filhos e familiares. A Prefeitura de Teresina, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS), incentiva desde 2014 todos os pais a acompanharem o desenvolvimento de seus filhos, através do programa Pré-Natal Masculino, que é um incentivo à participação paterna durante a gravidez e crescimento da criança. A ação, desenvolvida pela FMS, está sendo implantada gradualmente em todas as Unidades Básicas de Saúde da capital.

“A cultura masculina é de buscar apenas a medicina curativa, esquecendo-se dos serviços de promoção à saúde e prevenção das doenças. Engajar os homens no acompanhamento da gestação e do parto de suas parceiras e nos cuidados da criança faz com eles também cuidem dá própria saúde. Quando acompanha a gestante à UBS, o pai também terá incentivo para que faça uso dos serviços básicos de saúde como consultas e exames e possa se cuidar mais”, explicou Robespierre Bastos, médico da equipe Estratégia Saúde da Família da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Planalto Uruguai.

Além do programa Pré-natal masculino, a Prefeitura de Teresina também implantou o programa Saúde do Homem, que é voltado ao público masculino e faz parte de Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, que visa contribuir para a redução da morbidade e mortalidade desta camada da população.

“Estudos mostram que o homem vive em média sete anos e meio a menos que a mulher. Queremos mudar este quadro, e para isso convocamos todos a visitarem as Unidades Básicas de Saúde onde moram, pois um corpo saudável é fator importantíssimo para a promoção da qualidade de vida”, afirmou Luciano Nunes, presidente da FMS.

O programa Saúde do Homem fez um ano em maio deste ano. “A aceitação está muito boa, homens que antes só procuravam o serviço de saúde para atendimento de urgência agora fazem o trabalho de prevenção em saúde. A frequência deles está ótima. Eu atendo também a homens de 20 a 59 anos, o que é um avanço, já que a população mais jovem está aderindo às atividades de prevenção”, falou Robespierre Bastos.

Francisco das Chagas Assunção, 38 anos, se diz assíduo às atividades da UBS do Planalto Uruguai. “Não posso descuidar da saúde”, conta. Já Raimundo Batista dos Santos, de 58 anos, lamenta não poder ir sempre à UBS, devido a um problema de coluna, mas recebe as visitas da equipe ESF em casa regularmente. Ambos concordam que todos os homens devem participar dos programas Pré-natal Masculino e Saúde do Homem.

DICAS PARA O HOMEM MANTER UMA VIDA SAUDÁVEL

O médico da equipe Estratégia Saúde da Família da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Planalto Uruguai,Robespierre Bastos, explica quais os principais exames do check-up masculino: “De sangue são o hemograma e dosagem dos níveis de colesterol total e frações, triglicérides, glicemia e insulina. A aferição arterial também é muito importante, assim como verificação de peso e cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). Para os fumantes indicamos o exame de função pulmonar”, disse ele.

Robespierre Bastos falou ainda que a pesquisa de antígeno de superfície do vírus da hepatite B também é um exame recomendado. Além do teste para detecção de sífilis, pesquisa de anticorpos anti-HIV e do vírus da hepatite C. “É muito importante para o homem manter hábitos saudáveis como prática de atividade física pelo menos 30 minutos por dia, alimentação balanceada, sexo sempre com camisinha e não fumar”, afirmou ele.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1230/pmt-incentiva-os-pais-a-participarem-de-todo-o-desenvolvimento-do-filho