Novas instalações da UBS São Pedro são entregues à comunidade

Novas instalações da UBS São Pedro são entregues à comunidade
Uma reforma tão grande que pode ser considerada uma estrutura nova. Foi assim que os profissionais e usuários definiram a Unidade Básica de Saúde Dr. Francisco Soares Filho, do bairro São Pedro, entregue hoje (07) pela Prefeitura de Teresina.
Mais de 16 mil pessoas serão beneficiadas com a reforma, orçada no valor de R$ 234.257,30. A UBS agora apresenta uma maior capacidade para atender a população e está adequada ao número de equipes do Programa Saúde da Família.
Oito consultórios foram reformados e readequados, sendo seis médicos e dois odontológicos. A sala de vacina, a farmácia, a sala de coleta e a de aerosol foram reformadas. O SAME, espaço para marcação de consultas, também foi reformado e ampliado, bem como ambientes como sala de procedimentos, diretoria, sala de reunião e banheiros de uso geral. Foi construído ainda um escovódromo e uma sala de expurgo – para atender as exigências de biossegurança. Três banheiros foram adaptados para portadores de necessidades especiais e foi construída uma rampa de acesso para cadeirantes.
Segundo a coordenadora da UBS, Andréia Rodrigues, as novas instalações vão melhorar as condições de trabalho dos servidores. “Nossas expectativas são as melhores possíveis e só têm a contribuir. Além dos consultórios, agora temos um auditório e poderemos organizar mais ações educativas e palestras para a comunidade”, exemplifica ela.
Para o presidente da Associação de Moradores da região, Valdir Pereira, a principal melhoria virá na área odontológica, com um novo consultório para atender a população – formada por pessoas como Maria do Nascimento, 78 anos. A aposentada visita a unidade quase todos os dias, seja realizando acompanhamento de seu problema de hipertensão, seja marcando consultas para ela e seus familiares. “Espero que com esta reforma venham muitas coisas boas, pois o pobre precisa desta atenção”, diz.
Durante a cerimônia de entrega, o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Luciano Nunes, frisou que esta faz parte do maior programa de qualificação e requalificação da atenção básica em todos os tempos. “A Prefeitura de Teresina está trabalhando muito para a melhoria dos serviços. Até o fim desta gestão, teremos mais de 70 Unidades Básicas de Saúde construídas e reformadas. Um total de 2.300 servidores concursados já foi chamado, além de benefícios como a realização de cursos, melhoria das condições de trabalho, informatização e novos equipamentos”, enumera.
Para o prefeito Firmino Filho, a saúde pública merece o respeito da cidade e deve ser vista como prioridade. “Com estas melhorias, ganha a atenção básica e ganha a população com um melhor atendimento. E as ações continuam, pois nunca se investiu tanto em obras desta área como tem sido investido agora”, disse.
Durante o mês de aniversário de Teresina, serão entregues ainda as reformas das UBS dos bairros Lourival Parente e Vila Bandeirante, além de duas novas Unidades de Saúde, uma no Vale do Gavião e outra no Jacinta Andrade.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1229/novas-instalacoes-da-ubs-sao-pedro-sao-entregues-a-comunidade