Reforma da UBS do São Pedro será entregue nesta sexta (07)

Investimento na reforma foi de R$ 234.257,30.

Cerca de 16 mil pessoas terão acesso a uma Unidade Básica de Saúde reformada e ampliada na região do bairro São Pedro, zona Sul da capital. A entrega será na próxima sexta-feira (07), a partir das 10h30 da manhã, e faz parte da programação do aniversário de Teresina.
A reforma da UBS Dr. Francisco Soares Filho atende a uma adaptação aos novos padrões de unidades de saúde em Teresina, com maior capacidade para atender a população, bem como adequar a estrutura física da unidade ao número de equipes do Programa Saúde da Família. Para isso foi investido R$ 234.257,30.
“A reforma foi feita de forma a seguir o padrão do Ministério da Saúde, inclusive na questão da acessibilidade”, conta o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Luciano Nunes. Três banheiros foram adaptados para portadores de necessidades especiais e foi construída rampa de acesso para cadeirantes. “A sala de vacina, a farmácia, a sala de coleta e a sala de aerosol foram reformadas. O SAME (marcação de consultas) também foi reformado e ampliado”, informa o presidente.
Os oito consultórios da Unidade – seis médicos e dois odontológicos – foram reformados e readequados. Foi construído ainda um escovódromo e uma sala de expurgo, atendendo às exigências de biossegurança. A sala de procedimentos foi ampliada, a sala de diretoria reformada, a sala de reunião ampliada, a copa reformada e os dois banheiros de uso geral foram reformados.
A região da UBS Dr. Francisco Soares Filho é atendida por quatro equipes Estratégia Saúde da Família – duas pela manhã e duas à tarde. As equipes são compostas por médicos, enfermeiros, dentistas, auxiliares de saúde bucal, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Eles executam o trabalho de atenção primária à população, além de realizarem regularmente atividades educativas e de prevenção.
Durante o mês de agosto também serão entregues as reformas das UBSs dos bairros Lourival Parente e Vila Bandeirante, além de duas novas Unidades de Saúde, uma no Vale do Gavião e outra no Jacinta Andrade. “A Prefeitura de Teresina está trabalhando para ampliar o acesso e manter a qualidade na atenção básica, como porta de entrada para o serviço de saúde”, garante Luciano Nunes.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1225/reforma-da-ubs-do-sao-pedro-sera-entregue-nesta-sexta-07