Prefeito entrega Unidade de Saúde do Angelim reformada e ampliada na segunda (03)

A porta de entrada dos serviços de saúde são as Unidades Básicas

Na próxima segunda-feira, 03 de agosto, a comunidade do bairro Angelim, zona Sul de Teresina, será presenteada com a entrega da reforma da Unidade Básica de Saúde Dr. Francílio Ribeiro de Almeida. A solenidade de inauguração da reforma acontece às 8h30 e contará com a presença do prefeito Firmino Filho e do presidente da Fundação Municipal de Saúde, Luciano Nunes. O evento integra a programação de aniversário de 163 anos de Teresina.

Para a reforma da Unidade de Saúde foi feito um investimento da ordem de R$229.792,56. A UBS recebeu melhorias nos ambientes, que foram padronizados na forma de organização, adequada a área para atendimento coletivo, teve o número de consultórios odontológicos e médicos ampliados, entre outras benfeitorias. Toda a estrutura da Unidade foi adaptada para garantir acessibilidade, seguindo o padrão do Ministério da Saúde. A UBS tem quatro equipes Estratégia Saúde da Família – duas pela manhã e duas à tarde, para atender quase 16 mil pessoas.

“A nossa intenção é melhorar cada vez mais o atendimento à população e manter o padrão de qualidade na atenção básica de saúde. A Prefeitura de Teresina vem fortalecendo a infraestrutura da atenção básica com novas edificações. Além do Angelim, entregaremos ainda esse mês para os teresinenses as Unidades de Saúde do Lourival Parente, São Pedro e Vila Bandeirante reformadas e ampliadas, além de duas novas Unidades de Saúde, uma no Vale do Gavião e outra no Jacinta Andrade. Nossa intenção é ampliar cada vez mais o acesso à atenção básica no nosso município”, destaca o presidente da FMS, Luciano Nunes.

A porta de entrada dos serviços de saúde são as Unidades Básicas, que oferecem a atenção primária à população tendo como referência o Programa Saúde da Família. Cada Equipe de Saúde da Família é composta por médico, enfermeiro, dentista, auxiliar de saúde bucal, auxiliar de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

As Unidades Básicas de Saúde contam ainda com suporte dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf), formados por outros profissionais, como fisioterapeutas, educadores físicos, terapeutas ocupacionais e nutricionistas.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1220/prefeito-entrega-unidade-de-saude-do-angelim-reformada-e-ampliada-na-segunda-03