RECONHECIMENTO

FMS é premiada pelo Selo Objetivos do Milênio 2015

O projeto ganhador do prêmio objetiva reduzir a morbimortalidade materno-infantil

FMS é premiada pelo Selo Objetivos do Milênio 2015

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) teve o projeto “Acolhimento e Classificação de Risco das Gestantes nas Unidades Básicas de Saúde de Teresina” premiado pelo Selo Objetivos do Milênio 2015. A honraria reconhece projetos, programas e ações consideradas boas práticas que visam alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

“Nosso projeto teve como objetivo reduzir a morbimortalidade materno-infantil e ampliar o acesso com qualidade. Além de identificar os fatores de risco gestacional mais precocemente possível e garantir o pré-natal de acordo com a complexidade da gestação”, explica Carlos Brito, gerente de Ações Programáticas da FMS.

Em dois anos, a FMS registrou a redução da mortalidade materna em 72,5%. Dados indicam que Teresina passou de 13 óbitos maternos em 2012, para três em 2014. A diminuição é um reflexo de uma série de ações que acontecem na atenção básica de saúde.

Instituições públicas, privadas e Organizações Não Governamentais estão cada vez mais envolvidas em atingir as metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas como Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. São elas: acabar com a fome e a miséria; atingir o ensino básico universal; igualdade entre os sexos e autonomia das mulheres; reduzir a mortalidade na infância; melhorar a saúde materna; combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças; garantir a sustentabilidade ambiental; e estabelecer parceria mundial para o desenvolvimento.

A certificação das instituições que tiveram projetos premiados pelo Selo Objetivos do Milênio 2015 acontecerá dia 26 de novembro, quinta-feira, durante o Seminário Interlocução Educação Ambiental e Saúde, a partir das 8h na Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI).

A Prefeitura de Teresina teve nove projetos premiados pelo Selo Objetivos do Milênio 2015. Entre as ações desenvolvidas pela PMT certificadas com o selo, além do projeto da FMS, estão "Projeto Combatendo o Desemprego na Cidade de Teresina", da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Teresina; "Laboratório Maria da Penha" e "Lei Maria da Penha nas Escolas", formatado e executado pela Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas Para as Mulheres; "Restaurante Popular de Teresina", da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social; e os projetos "Sistema de Avaliação Educacional de Teresina (SAETHE)", "Capacitação de Conselheiros Escolares da Rede Pública Municipal" e "Programa Cidade Olímpica Educacional", todos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Educação de Cultura.

A realização é do Núcleo ODM Piauí, com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD, da Secretaria Geral da Presidência da República - SG-PR, do Governo do Estado do Piauí, da Associação Piauiense de Municípios - APPM, das Escolas dos Municípios do Piauí, dentre outras instituições.

Selo Objetivos do Milênio 2015 fms

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/122/fms-e-premiada-pelo-selo-objetivos-do-milenio-2015