Programa de Tabagismo é implantado na UBS da Cacimba Velha

A base para este trabalho é a técnica da abordagem cognitiva-comportamental

O consumo de tabaco e seus derivados mata milhões de indivíduos a cada ano. Estima-se em 8 bilhões as mortes atribuídas ao tabaco para o ano de 2030, se nenhuma ação efetiva de controle do tabaco for implementada. A Fundação Municipal da Saúde (FMS) está dando continuidade às atividades de expansão do Programa de Controle do Tabagismo na atenção básica. Na sexta-feira (24) foi realizada a primeira reunião do Programa na Unidade Básica de Saúde da Cacimba Velha, zona rural Leste de Teresina.

O programa, que já funciona nos hospitais Universitário, do bairro Parque Piauí e na Unidade Básica de Saúde da Vila da Paz, é trabalhado por meio de reuniões individuais ou com grupos de 10 a 15 fumantes, que acontecem semanalmente no primeiro mês, quinzenalmente no segundo mês e mensalmente no terceiro mês de programa, até que o usuário complete um ano.

A abordagem deve ter como objeto a detecção de situações de risco que levam o indivíduo a fumar, e o desenvolvimento de estratégias para enfrentamento dessas situações, visando não só a cessação do tabagismo, mas também a prevenção de recaídas.

“Durante este tempo, o fumante recebe informações e estímulos para uma vida sem cigarro, além de tirar suas dúvidas e conversar com profissionais e pessoas com problemas semelhantes”, conta Clara de Assis, da Gerência de Ações Programáticas da FMS. Em casos específicos podem ser utilizados medicamentos de apoio.

Segundo Clara de Assis, a base para este trabalho é a técnica da abordagem cognitiva-comportamental, centrado na mudança de crenças e comportamentos que levam um indivíduo a lidar com determinada situações. “É um tratamento que depende muito da força de vontade dos participantes, por isso é importante que eles desejem verdadeiramente mudar de vida e criem um laço de confiança com os profissionais de saúde, que dará o apoio necessário”, explicou.

Para a implantação do programa a FMS realizou treinamentos com os profissionais das equipes Estratégia Saúde da Família (ESF) e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) das três Diretorias Regionais de Saúde municipais. Inicialmente, ele será desenvolvido por 15 equipes ESF que aderiram ao Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ), em Unidades Básicas de Saúde de diversos pontos da cidade. “Estamos abraçando a luta contra o tabagismo, pois entendemos que o abandono do vício é uma forma de promover saúde e qualidade de vida”, afirmou o presidente da FMS, Luciano Nunes.

TABAGISMO

O tabagismo é atualmente a principal causa de mortes evitáveis no país. A dependência à nicotina é fator causal de aproximadamente 50 doenças, como vários tipos de câncer e doenças do aparelho respiratório e cardiovasculares, uma vez que o fumante se expõe a aproximadamente 4.720 substâncias, muitas delas tóxicas, contidas no cigarro. Além de prejudicar também a saúde daqueles que inalam involuntariamente a fumaça do cigarro, os chamados fumantes passivos.

Segundo a Organização Mundial de Saúde o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo, sendo responsável por 63% dos óbitos relacionados às doenças crônicas não transmissíveis. Dessas, o tabagismo é responsável por 85% das mortes por doença pulmonar crônica (bronquite e enfisema), 30% por diversos tipos de câncer (pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga, colo de útero, estômago e fígado), 25% por doença coronariana (angina e infarto) e 25% por doenças cerebrovasculares (acidente vascular cerebral).

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1213/programa-de-tabagismo-e-implantado-na-ubs-da-cacimba-velha