Feirantes de peixe do Poty Velho são orientados sobre normas sanitárias

Comerciantes precisam se adequar às normas estabelecidas pela Vigilância Sanitária

Feirantes de peixe do Poty Velho são orientados sobre normas sanitárias
Representantes da Gerência de Vigilância Sanitária de Teresina estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (22) com os 17 feirantes que comercializam pescados na Avenida João Isidoro França, no bairro Poty Velho. A ação teve como objetivo deliberar e discriminar medidas que deverão ser tomadas nos termos da legislação sanitária para que a Feira do Peixe continue funcionando enquanto durar a construção no Mercado do Peixe da região, que ficará localizado na rua Cedro.

“Todos precisam adequar a venda dos produtos às normas previstas”, explicou o gerente de Vigilância Sanitária municipal, Francisco Cesário. O Ministério Público do Estado do Piauí, na pessoa do promotor Sávio Nunes, solicitou um levantamento da Vigilância Sanitária de Teresina para que o órgão apontasse a real situação na qual os feirantes vêm desenvolvendo a atividade comercial.

“Existe a necessidade de substituição de alguns materiais utilizados pelos trabalhadores, como mesas e materiais cortantes. Os vendedores precisam ficar atentos que o uso de qualquer material de madeira para manipulação de alimentos é expressamente proibido”, disse a técnica da Vigilância Sanitária, Jeanine Seba.

Na reunião, ocorrida na Estação Digital do Poti Velho, estavam presentes  também representantes da Secretaria Municipal de Economia Solidária (SEMEST) e da Superintendência de Desenvolvimento Urbano Centro/Norte. “Todas as medidas emergenciais precisam ser praticadas como requisito para que os feirantes não tenham seus trabalhos suspensos até a conclusão da construção do Mercado do Peixe”, falou Olavo Braz, secretário da SEMEST.

As deliberações da reunião de hoje, que juntou comerciantes e representantes da Prefeitura, serão levadas para uma audiência que acontecerá na próxima segunda-feira (27), às 9h, na sede do Ministério Público do Estado do Piauí.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1210/feirantes-de-peixe-do-poty-velho-sao-orientados-sobre-normas-sanitarias