Consultório na Rua participa de ação na Praça Rio Branco

A atividade, organizada pelo grupo Teresina Invisível, começa às 10h da manhã.

Levar atenção, carinho e saúde aos moradores de rua. Este é o objetivo da ação que o Consultório na Rua, vinculado à Fundação Municipal de Saúde (FMS), participa amanhã (22), na praça Rio Branco. A atividade, organizada pelo grupo Teresina Invisível, começa às 10h da manhã.
“A participação do Consultório na Rua consistirá na avaliação gratuita de saúde das pessoas em situação de rua que circulam pelo local, por meio da realização de testes gratuitos de glicemia, sífilis e HIV”, conta a coordenadora Mayra Rodrigues. Além disso, serão distribuídos panfletos sobre a prática de redução de danos, uma abordagem ao fenômeno das drogas que visa minimizar danos sociais e à saúde associados ao uso de substâncias psicoativas.
Haverá ainda distribuição de comida e a montagem de um cabide com roupas para doação aos moradores de rua. Qualquer pessoa pode participar como voluntário ou doador, basta comparecer com sua contribuição e vontade de ajudar.
O Consultório na Rua é um projeto que visa ampliar o acesso e a qualidade da atenção integral à saúde da população em situação de rua, sendo a atenção básica um espaço prioritário para o fortalecimento do cuidado e a criação de vínculo na rede de atenção à saúde, possibilitando sua inserção efetiva no SUS, tendo a equipe como porta de entrada prioritária na Atenção Básica.
Todas as tardes a equipe percorre locais da cidade de maior vulnerabilidade realizando atividades educativas de saúde, fornecendo preservativos e realizando procedimentos de enfermagem, como curativos, vacinação e aferição de pressão arterial. Dependendo do caso, a pessoa pode ser encaminhada a uma equipe do Programa Saúde da Família que atenda nas proximidades do local ou encaminhada aos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).
A equipe do Consultório na Rua é multidisciplinar e formada por um assistente social, uma psicóloga, uma enfermeira, três agentes sociais e redutores de danos. Atualmente, 170 usuários estão cadastrados e em acompanhamento em Teresina.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1207/consultorio-na-rua-participa-de-acao-na-praca-rio-branco