Prefeitura abre inscrições para voluntários da campanha de vacinação contra a raiva

Vacinação antirrábica este ano ocorre no dia 12 de setembro na zona urbana.

A Gerência de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde (FMS) está cadastrando e treinando voluntários para trabalhar na campanha de vacinação antirrábica, que este ano ocorre no dia 12 de setembro na zona urbana. São 713 vagas para vacinadores e 459 para anotadores, abertas para toda a população.
Para isso é necessário participar de um treinamento na Gerência de Zoonoses da FMS, com duração de um turno. Os cursos estão ocorrendo às quartas e sextas, durante a manhã (a partir das 8h30) ou à tarde (a partir das 14h30). “Os interessados podem se dirigir à Gerência de Zoonoses, que fica na Rua Minas Gerais, nº 909, bairro Matadouro, para fazer seu cadastro e participar do treinamento no turno que preferir”, explica o veterinário Luiz Harliton, coordenador da campanha.
Para o cadastro são necessários os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência e conta corrente no Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal; para servidores da FMS basta apresentar um contracheque. “Os voluntários serão lotados nos postos de vacinação mais próximos de seus domicílios, de acordo com a disponibilidade de vagas no momento da inscrição”, afirma Luiz Harliton. Eles serão remunerados com a quantia de R$ 76,25, incluso o valor dos vales-transportes para o deslocamento.
As inscrições e os cursos seguem até as vésperas do dia da campanha, enquanto houver vagas disponíveis. Serão repassadas orientações sobre a manipulação da vacina, a forma correta de aplicação no animal e explicações para as dúvidas mais frequentes da população, entre outros assuntos pertinentes ao trabalho.
Raiva
A raiva é uma doença aguda do sistema nervoso central que pode acometer todos os mamíferos. Cães e gatos podem ser vacinados a partir dos três meses de vida. Animais gestantes também podem e devem ser imunizados.
A meta da Prefeitura de Teresina para este ano é vacinar 135 mil animais na zona urbana e rural. Na zona urbana o Dia D de vacinação contra a raiva será em 12 de setembro. Já na zona rural, os dias de mobilização serão 26 de novembro, na zona rural Norte e Leste, e dia 03 de outubro para a região rural Sul e Sudeste.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1205/prefeitura-abre-inscricoes-para-voluntarios-da-campanha-de-vacinacao-contra-a-raiva