FMS articula ações para campanhas de Pólio e Multivacinação

O Dia D de mobilização das campanhas acontecerá em 15 de agosto.

O início da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e da Campanha de Multivacinação do ano 2015 acontecerá dia 1º de agosto em Teresina. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) já está articulando as ações que garantirão o cumprimento da meta de imunização. As Diretorias Regionais de Saúde estão mapeando todas as salas de vacina que estarão disponíveis durante a campanha, para que a população fique bem informada.
O Dia D de mobilização das campanhas acontecerá em 15 de agosto. O grupo alvo da vacinação contra a Poliomielite são as crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, aproximadamente 12.716.756 em todo o país, e a meta mínima a atingir será de 95% de cobertura vacinal em cada município.
“Em doenças febris agudas, moderadas ou graves, recomenda-se adiar a vacinação contra pólio até a resolução do quadro com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença”, falou a diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba, sobre as precauções antes de imunizar a criança.
Ela enfatiza ainda as contraindicações gerais: crianças com hipersensibilidade conhecida a algum componente da vacina, a exemplo da estreptomicina ou eritromicina; pessoas com imunodeficiência humoral ou mediada por células, neoplasias, uso de terapia imunossupressora; comunicantes de pessoa imunodeficiência humoral ou mediada por células, neoplasias, uso de terapia imunossupressora; pacientes portadores de HIV e seus comunicantes; crianças com história de pólio vacinal associada à dose anterior da vacina.
“Apesar do Brasil não apresentar nenhum caso de Poliomielite desde 1990, é importante cumprir o calendário de vacinação, pois o vírus ainda está ativo em alguns países”, falou Amariles Borba. O Ministério da Saúde destaca que, até que aconteça a certificação mundial da erradicação desse agente infeccioso, todas as ações devem ser mantidas, portanto a importância desta Campanha, mantendo desta forma elevadas coberturas vacinais de forma homogênea em todos os municípios e assim evitar a reintrodução do vírus selvagem da poliomielite no país.
Sobre a Campanha de Multivacinação, que consiste em uma estratégia onde em um único momento são oferecidas à população alvo várias vacinas ao mesmo tempo, o grupo alvo para a referida campanha são todas as crianças menores de cinco anos de idade.
Nestas campanhas procuram-se administrar vacinas de forma seletiva e possibilitar a atualização da situação vacinal, como a vacina tríplice bacteriana (difteria, tétano e coqueluche) e tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola). Os resultados destas ações podem ser comprovados na redução das doenças imunopreveníveis no país, como sarampo, coqueluche, tétano neonatal e acidental e meningites.

Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1203/fms-articula-acoes-para-campanhas-de-polio-e-multivacinacao