Programa de saúde bucal da PMT traz melhorias para a comunidade

A Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), ampliou a oferta de tratamento para pacientes que necessitam de prótese dentária parcial e total, garantindo benefícios para os usuários em relação a funções mastigatórias, dicção e estética.

Cerca de 820 próteses dentárias já foram entregues gratuitamente aos teresinenses somente no primeiro semestre de 2015. A estimativa até o final do ano é entregar mais de 2.000 próteses nas 12 Unidades Básicas de Saúde que ofertam esse tipo de tratamento. Maria Luíza de Araújo, 69 anos, é uma das beneficiadas com o serviço e esteve hoje (17) pela manhã na Unidade Básica de Saúde do Poty Velho para continuar seu tratamento dentário e realizar a etapa de prova da sua prótese total.

“Muito bom esse trabalho de trazer para as unidades de saúde as próteses. Eu não tenho condição financeira para fazer tratamento particular. A UBS é perto da minha casa e a equipe me trata bem”, falou ela que está há quase dois meses preparando a boca para receber sua prótese na próxima semana.

Paulo Walber, dentista da Unidade Básica de Saúde do Poty Velho, explicou que são necessárias, no mínimo, quatro sessões para que a pessoa esteja apta a receber uma prótese, seja ela parcial ou total. “A colocação de uma prótese torna-se fundamental para devolver as funções mastigatórias, a estética e até melhorar a dicção. A mastigação correta dos alimentos é fundamental para qualquer indivíduo. Em relação à estética, é inegável que um sorriso com a dentição completa tem benefícios na autoestima, na autoconfiança e nas relações pessoais dos indivíduos”, disse o odontólogo.

Ele afirma ainda que a dicção se tornará mais clara e perceptível. Se a prótese dentária tem como objetivo substituir uma dentição que ainda existe, mas em condições em que é irrecuperável, um outro benefício é o fato de, eventualmente, eliminar a formação de bactérias e prevenir infecções advindas de uma dentição em mau estado.

Luzia Maria Lima, 52 anos, também compareceu à UBS do Poty Velho na manhã desta sexta-feira. Ela trocará sua prótese parcial, que está desgastada. “Estou há um mês em tratamento. E já vou moldar para que eles entreguem a moldagem para o laboratório fazer minha prótese. Achei o serviço rápido e seria muito bom se expandisse para mais bairros de Teresina”, afirmou ela.

Outra paciente, Ozinete Costa, 48 anos, disse que a proximidade do serviço de saúde junto à comunidade é fundamental. “Muito importante, pois nós temos pouco tempo e dinheiro para ficarmos nos deslocando para locais muito distantes”.

A oferta de próteses dentárias pelo município existe desde 2011, através do Centro Especializado de Odontologia do Lineu Araújo. Mas um aumento dessa oferta foi efetivado a partir do ano de 2013, quando houve uma reorganização dos serviços odontológicos da FMS. Um total de 1.452 próteses foram entregues desde janeiro de 2011, sendo que 1.378 foram entregues nos anos de 2013 e 2014.

As Unidades de Saúde Nossa Senhora da Paz, Portal da Alegria, Altamira, Bela Vista, Boa Hora, Poty Velho, Cacimba Velha, Santa Luz, Estaca Zero, Mama Mia, Parque Universitário e Bom Samaritano já iniciaram o tratamento dentário na área de prótese.

“As pessoas que necessitarem de próteses dentárias e que residem nas áreas das Unidades de Saúde citadas podem procurar a UBS para agendar o tratamento. Já a população que não está inserida em nenhuma das áreas citadas, deve procurar o Centro Integrado Lineu Araújo”, disse o gerente de saúde bucal da Fundação Municipal de Saúde, Giovanni Telmo.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1200/programa-de-saude-bucal-da-pmt-traz-melhorias-para-a-comunidade