Programa pioneiro é apresentado pela FMS durante Oficina Boas Práticas

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) participou na manhã de hoje, 10 de julho, da Oficina Boas Práticas realizada pela Prefeitura de Teresina no auditório da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e da Assistência Social (SEMTCAS). Diretorias da FMS expuseram práticas exitosas de saúde que são referência em ações de melhorias para as pessoas através das intervenções públicas.
Um exemplo de boa prática apresentado pela FMS durante a oficina trata-se dos estudos e monitoramento da ocorrência de encefalites virais. “Foi através do Programa de Monitoramento das Encefalites Virais, implantado pela Gerência de Epidemiologia da Fundação Municipal de Saúde de Teresina, que se chegou ao diagnóstico do primeiro caso de Febre do Nilo no Brasil”, explicou Marcelo Adriano, neurologista da FMS e palestrante do dia durante o evento.
O trabalho de acolhimento e classificação de risco da gestante também foi apresentado durante a Oficina de Boas Práticas. “Nosso trabalho tem como objetivos: reduzir a morbimortalidade materno-infantil e ampliar o acesso com qualidade; identificar os fatores de risco gestacional o mais precocemente possível e garantir o pré-natal de acordo com a complexidade da gestação”, explicou Carlos Brito, gerente de ações programáticas da FMS, que também palestrou em nome da autarquia no evento.
A vigilância da Fundação Municipal de Saúde é permanente. “Mantemos uma boa integração entre todos os setores de saúde, desde a atenção básica, até as redes de referência”, disse Carlos Brito.
A Oficina Boas Práticas teve a apresentação de quatro grupos com representantes da FMS e da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN). Os grupos foram orientados a seguir a metodologia do Programa Cidades Sustentáveis que trabalham em 12 eixos.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1192/programa-pioneiro-e-apresentado-pela-fms-durante-oficina-boas-praticas