SAÚDE DO HOMEM

Saúde do homem é tema de atividade na UBS do Planalto Uruguai

A atividade é em alusão ao dia do homem (19 de novembro)

Saúde do homem é tema de atividade na UBS do Planalto Uruguai

O Dia Internacional do Homem, que é comemorado hoje (19), é um momento de conscientização sobre cuidados especiais voltados à saúde masculina. Em comemoração à data, a Unidade Básica de Saúde do Planalto Uruguai organizou uma manhã de atividades para os homens do bairro.

Os profissionais de saúde disponibilizaram serviços, distribuição de panfletos e capoterapia, além de duas palestras envolvendo o uso de drogas e esclarecimentos sobre o câncer de boca. “Para o novembro azul preferimos trabalhar a saúde do homem na sua integralidade, promovendo a prevenção não apenas ao câncer de próstata, como também a muitos outros males que afetam esta camada da população”, afirma Agnelma Rufino, coordenadora de Saúde do Homem da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Os homens vivem, em média, sete anos a menos que as mulheres. Segundo Agnelma Rufino as principais causas de morte entre os homens de 20 a 59 anos são violência e acidentes, doenças cardiovasculares e câncer, especialmente o de boca e faringe. Já o câncer de próstata se torna a maior causa de morte na população masculina com mais de 70 anos de idade.

“Existe uma cultura entre os homens de não frequentar a atenção básica, especialmente os jovens. A maior procura é para o atendimento de alta e média complexidade, pois eles geralmente só buscam o médico quando realmente estão doentes”, diz a coordenadora.

É o caso de Joais Brito, 42 anos, que diz que não frequenta a UBS por falta de tempo, devido ao trabalho. “Com a palestra hoje eu estou vendo o quanto é importante e vou passar a vir mais vezes”, diz. Agnelma Rufino lembra que prevenção não é apenas a realização do check-up com o médico, mas também uma série de cuidados com alimentação, atividade física, consumo de cigarro, álcool e outros fatores de risco. “Mudar hábitos é importante para a manutenção da qualidade de vida e é isso que a atenção básica prioriza”, diz a coordenadora.

Para estimular a presença dos homens na atenção básica, a FMS implantou os programas Saúde do Homem e Pré- Natal Masculino, realizando capacitações com todos os médicos e enfermeiros das 258 equipes Estratégia Saúde da Família (ESF) atuantes em Teresina. Por se tratar de um serviço de saúde a ser prestado, o homem recebe uma declaração do médico para justificar sua ausência no trabalho, caso seja preciso. Quando ele retorna para a devolução de exames, recebe um atestado médico.

A programação do novembro azul da FMS continua no próximo dia 23, com ação voltada à saúde masculina na UBS do Promorar, a partir das 8h. No mesmo dia e horário uma ação também com o intuito de melhorar a qualidade de vida do homem acontecerá na UBS do Poty Velho. A Unidade Básica de Saúde do Satélite promoverá sua ação voltada aos homens no dia 24, a partir das 14h. Já na UBS do São João será no dia 26, das 8h às 11h. No dia 28 é a vez da UBS do Porto Alegre, a partir das 8h, desenvolver suas ações.

saúde do homem prevenção Novembro Azul

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/119/saude-do-homem-e-tema-de-atividade-na-ubs-do-planalto-uruguai