Profissionais da FMS são capacitados sobre Biossegurança em Consultório Odontológico

Treinamento começa hoje (07) e vai até quinta-feira (09).

Profissionais das 236 equipes de saúde bucal do município estão participando a partir de hoje (07) de uma capacitação sobre Biossegurança em Consultório Odontológico. O treinamento, que ocorre no auditório do SG10 da Universidade Federal do Piauí (UFPI), é voltado para todos os dentistas e auxiliares de saúde bucal da Fundação Municipal de Saúde (FMS).
Hoje (07) estão participando os profissionais da Diretoria Regional de Saúde Sul. Amanhã (08) será a vez dos dentistas e auxiliares de saúde bucal que atuam na Regional Leste/Sudeste e na quinta-feira (09) a capacitação será feita com a Regional Centro/Norte. Os treinamentos estão divididos em dois turnos, manhã e tarde, de acordo com o horário de trabalho dos participantes.
“A biosegurança na odontologia concentra um conjunto de ações observando prevenir, minimizar e eliminar os riscos de contaminação no ambiente odontológico e resguardar tanto o profissional de saúde, quanto os usuários do SUS nos estabelecimentos da FMS”, explica Giovanni Telmo, gerente de Saúde Bucal.
Conhecimentos em biossegurança em consultórios odontológicos são essenciais para a saúde não apenas dos trabalhadores, como também dos pacientes. No curso, eles serão orientados sobre ações preventivas, como manejo adequado de materiais e organização de consultório, entre outros.
Na oportunidade também será aplicado um questionário referente ao projeto de pesquisa intitulado “Situação vacinal e de soro conversão contra hepatite b de cirurgiões dentistas”, de autoria do professor da UFPI, Ricardo Costa Lima, que ministra a capacitação. Além disso, será realizada coleta de sangue para realização de testes anti-hbs para profissionais que consentirem e assinarem o termo de compromisso livre e esclarecido.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1183/profissionais-da-fms-sao-capacitados-sobre-biosseguranca-em-consultorio-odontologico