Ministério da Saúde avalia indicadores de controle da tuberculose em Teresina

Doença ainda é um sério problema da saúde pública reconhecido pelo governo brasileiro.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) participará hoje (7), a partir das 14h, de uma reunião entre setores locais da saúde e uma equipe do Ministério da Saúde. O encontro tem como objetivo avaliar os indicadores de impacto das ações de controle da tuberculose em Teresina e no Piauí.
“Vamos apresentar nossos indicadores e a equipe do Ministério da Saúde irá nos apresentar as modificações que serão necessárias dentro do Programa Nacional de Controle da Tuberculose”, afirma Tatiana Nunes, pneumologista da FMS.
De acordo com o site do Ministério da Saúde, a tuberculose ainda é um sério problema da saúde pública reconhecido pelo governo brasileiro. Portanto, em razão de propósitos de suas políticas públicas, assumiu compromissos com seus cidadãos e com a comunidade internacional de controlar sua evolução, procurando reduzir sua prevalência na população.
O Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT) está integrado na rede de Serviços de Saúde. É desenvolvido por intermédio de um programa unificado, executado em conjunto pelas esferas federal, estadual e municipal. Está subordinado a uma política de programação das suas ações com padrões técnicos e assistenciais bem definidos, garantindo desde a distribuição gratuita de medicamentos e outros insumos necessários, até ações preventivas e de controle do agravo. Isto permite o acesso universal da população às suas ações.

Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1182/ministerio-da-saude-avalia-indicadores-de-controle-da-tuberculose-em-teresina