FARMÁCIA

FMS implanta sistema que melhora controle sobre dispensação de medicamentos

O Hórus possibilita controle on-line de toda medicação distribuída pela rede municipal de saúde

FMS implanta sistema que melhora controle sobre dispensação de medicamentos

A Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), da Fundação Municipal de Saúde (FMS), está utilizando o Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica (Hórus), uma ferramenta desenvolvida pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus) para melhorar o controle sobre os medicamentos fornecidos pela rede pública.
“O Hórus conversa com o Ministério da Saúde. Toda entrada e saída de medicamentos são registradas no sistema. Assim, o Ministério fica ciente de tudo. O que dá maior transparência à assistência farmacêutica municipal”, diz Anderson Lima, chefe de Núcleo da CAF/FMS.

O sistema Hórus está em fase de implantação em todas as Unidades Básicas de Saúde de Teresina. Mas na Central de Abastecimento Farmacêutico ele já está funcionando desde julho deste ano. “Estamos utilizando a ferramenta, inicialmente, para registro dos medicamentos controlados, pois estamos em fase de adaptação ao Hórus. Já que esses medicamentos exigem melhor controle, resolvemos iniciar nossas atividades com o sistema do Datasus com eles”, explica Anderson Lima.

Ele enfatiza ainda que as Unidades de Saúde precisam estar informatizadas e cabeadas para receberem o Hórus. “Mas já estamos em processo de implantação dos computadores e do cabeamento para internet de todas as unidades. Com o tempo todas irão utilizar o Hórus”, fala.

Os farmacêuticos da CAF/FMS receberam do Ministério da Saúde treinamento sobre o Hórus e serão os responsáveis por treinarem os funcionários que atuam na dispensação de medicamentos da rede básica de saúde da capital.

“Quando as unidades básicas estiverem usando o sistema vão poder fazer pedidos on-line de medicamentos, registrar tudo na ferramenta e teremos um maior controle do que entra e sai de cada unidade, servindo para que otimizemos nosso trabalho ainda mais”, finaliza  Anderson Lima.

Hórus fms Central de Abastecimento Farmacêutico

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/118/fms-implanta-sistema-que-melhora-controle-sobre-dispensacao-de-medicamentos