Prefeitura garante medicamentos para pacientes renais crônicos e transplantados

Com o intuito de melhorar o fluxo na entrega de medicamentos para doentes renais crônicos e transplantados residentes em Teresina, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) estabelecerá novos procedimentos junto aos doentes e clínicas que prestam atendimento a esse público.

A Diretoria de Ações Assistenciais da FMS está encaminhando às clínicas que atendem pacientes renais crônicos e transplantados a portaria Nº 440 de 2013, que dispõe sobre a Relação Municipal de Medicamentos – RENUME, para conhecimento do elenco de medicamentos disponíveis na Fundação de Saúde.

Além do conhecimento da portaria, as clínicas deverão preencher uma lista enviada pela FMS enumerando todos os pacientes atendidos na Instituição, que residem em Teresina, para o cadastramento do usuário e vinculação à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima do local que o paciente reside. A confirmação do endereço deverá ser realizada através de visita domiciliar da Equipe de Saúde da Família.

A farmácia de cada UBS estará organizada com a lista de todos os pacientes renais crônicos e transplantados cadastrados, realizando a dispensação dos medicamentos obedecendo a prescrição da clínica na qual o usuário é assistido.

“Fomos provocados pela Câmara Municipal de Teresina sobre a garantia de medicamentos para esses pacientes, tendo em vista que eles saiam com receituários de clínicas particulares conveniadas com o SUS para o recebimento da medicação em Unidades Básicas de Saúde, o que gerava um certo conflito, pois existe uma portaria municipal que exige o receituário do SUS para a entrega desse medicamento. Portanto, reorganizamos esse fluxo de atendimento, de forma que agora, com o cadastro das clinicas e pacientes, não haverá mais nenhum problema na entrega da medicação”, explica Juliana Lima, gerente da Assistência Farmacêutica da FMS.

A deliberação da organização do fluxo de atendimento aos pacientes renais e transplantados aconteceu com a participação de representantes da Fundação Municipal de Saúde (FMS), da Comissão de Meio Ambiente, Saúde, Saneamento Básico e Assistência da Câmara de Vereadores, da Assistência Farmacêutica do Estado do Piauí e da Associação de Pacientes Renais.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1179/prefeitura-garante-medicamentos-para-pacientes-renais-cronicos-e-transplantados