Profissionais de saúde da zona sul discutem mortalidade materna e infantil

Estratégias de atuação, especialmente na atenção básica, serão discutidas com profissionais

Acontece amanhã (30) a última etapa de reuniões para discutir e analisar as ocorrências de mortalidade materna e infantil em Teresina. Desta vez, participarão os profissionais que atuam na zona Sul da cidade, a partir das 9h da manhã, no auditório da Diretoria Regional.
A reunião está sendo promovida pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), num esforço para melhorar os indicadores na capital. Profissionais da Diretoria de Vigilância em Saúde da FMS e Maternidade Evangelina Rosa (MDER) conduzirão o evento, cujo foco estará nos óbitos de crianças – em especial os recém-nascidos – uma vez que os índices ainda inspiram preocupação entre os gestores de saúde da capital. Segundo a diretora Amariles Borba, a ideia é promover o intercâmbio de experiências e planejar estratégias eficientes considerando a realidade local.
Boa parte dessas estratégias devem estar centradas na atenção básica, uma vez que a maior parte das mortes infantis são por causas evitáveis, que podem ser prevenidas no pré-natal. “Apenas no SUS, logo na primeira consulta, são requeridos 21 exames para avaliar o estado da mulher, e com isso prevenir problemas que podem ser contornados quando detectados precocemente”, explica Amariles Borba. “Por isso queremos pedir às gestantes que não deixem de realizar o atendimento apropriadamente, com todo o seu histórico devidamente registrado na sua caderneta, pela saúde tanto delas como de seus filhos”, alerta.
Em dois anos, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) registrou a redução da mortalidade materna em 72,5%. Dados indicam que Teresina passou de 13 óbitos maternos em 2012 para três em 2014. A diminuição é um reflexo de uma série de ações que acontecem na atenção básica de saúde, como a implantação da Ficha de Acolhimento e Classificação de Risco, que determina um protocolo para acolher as gestantes e classificar os riscos de cada gestação, na intenção de evitar aborto, complicações na gravidez e no parto, bem como a mortalidade neonatal.
O pré-natal deve ser realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), com a realização de todas as consultas e exames. Se for um caso em comprovada situação de risco, elas são referenciadas para o ambulatório da MDER, e à medida que as pacientes passam de alto risco para leve são contra referenciadas para o acompanhamento das equipes de saúde da família novamente. Após o nascimento, quando a parturiente tem alta, a primeira consulta do bebê já fica agendada na Unidade Básica de Saúde mais próxima da casa da mãe.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1173/profissionais-de-saude-da-zona-sul-discutem-mortalidade-materna-e-infantil