Laboratório Raul Bacelar já realizou mais de 866 mil exames em 2015

Órgão faz coleta e análise de mais de 100 tipos de exames para as unidades de saúde do município

Laboratório Raul Bacelar já realizou mais de 866 mil exames em 2015
O Centro de Diagnóstico Dr. Raul Bacelar, laboratório de análises clínicas da Prefeitura de Teresina, realizou mais de 866 mil exames de cerca de 161 mil pacientes entre os meses de janeiro e maio deste ano. O local é responsável por fazer a coleta e análise de mais de 100 tipos de exames para as unidades de saúde do município.
Dos exames realizados, 850.114 foram do tipo análises clínicas e 16.497 de citologias, que visa à detecção de câncer de colo de útero. “Estes números acompanham a média do ano passado, que registrou mais de dois milhões de exames”, afirma a diretora Fátima Sá. O laboratório atende uma média de 32 mil pacientes por mês, oriundos de 89 Unidades Básicas de Saúde e 10 hospitais municipais, tanto em caráter de urgência – com plantão 24 horas – como ambulatorial.
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) está trabalhando para manter a agilidade na rotina de exames do Raul Bacelar. “Estamos estudando um plano de melhoria no atendimento, uma vez que a tendência é um aumento da demanda ao longo dos tempos”, explica Fátima Sá, enfatizando ainda a importância do trabalho. Segundo a gestora, quanto mais rápido receber o resultado dos exames mais eficientes serão as ações de saúde no combate a diversas doenças.
Para isso, a rotina de funcionamento do laboratório deve ser contínua. Cada Unidade Básica de Saúde (UBS) mantém um profissional chamado coletador. Na parte da manhã, esse profissional realiza o cadastro e coleta das amostras dos pacientes da atenção básica. Carros de apoio passam todos os dias para recolher o material em bolsas térmicas, que são encaminhadas ao laboratório para triagem e distribuídas nos setores específicos. Os resultados são registrados e devolvidos aos locais de coleta para serem entregues aos usuários em um prazo de cinco dias.
O quadro funcional do laboratório conta com bioquímicos, técnicos e auxiliares de administração, entre outros profissionais, que realizam análises nas áreas de hematologia, bioquímica, hormônios, imunologia básica, fezes, urina e aqueles voltados à detecção de tuberculose e o monitoramento de plaquetas para agilizar o tratamento da dengue.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1172/laboratorio-raul-bacelar-ja-realizou-mais-de-866-mil-exames-em-2015