FMS treina profissionais do HUT para registro adequado de atendimentos de urgência

O treinamento faz parte das ações desenvolvidas dentro do Projeto Vida no Trânsito

A Gerência de Vigilância de Doenças Crônicas e Agravos Não Transmissíveis (GEVIDANT), da Fundação Municipal de Saúde (FMS), encerra hoje, 29, a partir das 22h, o treinamento sobre o Sistema de Registro de Atendimentos em Urgência e Emergência do Hospital de Urgência de Teresina (HUT). A atividade acontece desde o dia 23 de junho e objetiva formar os funcionários do HUT para manuseio das alterações no sistema de registro de entrada de paciente (DATAMED) para qualificar e especificar melhor os motivos de entrada para atendimento de acidentes de trânsito no hospital.

“Esse treinamento faz parte das ações desenvolvidas dentro do Projeto Vida no Trânsito e visa preparar um banco de dados para compor a lista única de vítimas de acidentes de trânsito e identificar quais foram mais graves ou fatais”, explica Ana Amélia Pedrosa, gerente da GEVIDANT da FMS.

A motivação para realização do treinamento com os profissionais do HUT é alterar a classificação de acidentes de trânsito, constando agora veículo ocupado ou modo de locomoção da vítima, ou seja, tipo de vítima, tipo de transporte, dentre outros. Fazem parte do público alvo do treinamento profissionais lotados na recepção da urgência e emergência, profissionais de enfermagem que trabalham no acolhimento ou classificação de risco e técnicos do centro cirúrgico e faturamento que manuseiam o DATAMED.

Dados do banco de informações do HUT mostram que o local recebeu cerca de 5 mil pacientes que sofreram acidentes de trânsito de janeiro até maio deste ano. A maior causa são acidentes de moto, com cerca de 4.500 registros. Acidentes de carro 390 e 460 atropelamentos, seguidos de 44 acidentes de trânsito animal.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1171/fms-treina-profissionais-do-hut-para-registro-adequado-de-atendimentos-de-urgencia