Coordenadores de UBS atualizam-se sobre Política da Equidade no SUS

Encontro aconteceu no auditório da Fundação Municipal de Saúde.

Coordenadores de UBS atualizam-se sobre Política da Equidade no SUS
Os coordenadores das Unidades Básicas de Saúde da Regional Centro/Norte de Teresina estiveram reunidos hoje, 25 de junho, no auditório da Fundação Municipal de Saúde (FMS), junto a membros da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí, para discutirem e atualizarem-se sobre as Políticas de Promoção da Equidade em Saúde, que visa garantir acesso da população a serviços de qualidade, com equidade e em tempo adequado ao atendimento das necessidades de saúde, aprimorando a política de atenção básica e a atenção especializada.
“A equidade é a igualdade de assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie. Todos os nossos planejamentos e ações têm como pano de fundo atender às demandas da comunidade e garantir os direitos de todos”, explicou a coordenadora da Regional Centro/Norte de Saúde, Adriana Valadares. Ela falou ainda que os profissionais de saúde precisam sempre estar atualizados sobre os direitos dos atores sociais, especialmente aqueles que fazem parte dos grupos tidos como minoria. “Precisamos saber quem são essas pessoas e quais as suas necessidades, para podermos garantir seus direitos”, afirmou ela.
Segundo o Ministério da Saúde, no campo da saúde coletiva as condições de desigualdade persistentes, embora sujeitas à mudança, são chamadas de iniquidades. Para combatê-las, todas as esferas de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) vêm implementando as políticas de promoção da equidade, com o objetivo de diminuir as vulnerabilidades a que certos grupos populacionais estão mais expostos e que resultam de determinantes sociais da saúde, como os níveis de escolaridade e de renda, as condições de habitação, acesso à água e saneamento, à segurança alimentar e nutricional, a participação da política local, os conflitos interculturais e preconceitos com o racismo, as homofobias e o machismo, entre outros.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1170/coordenadores-de-ubs-atualizam-se-sobre-politica-da-equidade-no-sus