CAPS AD

Profissionais de saúde se reúnem para conhecer atendimento no CAPS AD

O objetivo é promover uma triagem adequada e melhor atendimento aos usuários

Profissionais de saúde se reúnem para conhecer atendimento no CAPS AD

Os profissionais de saúde dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) passaram hoje (18) por uma capacitação de sensibilização sobre o trabalho do CAPS AD, que atende pessoas com problemas de álcool e drogas. O encontro aconteceu no auditório da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

O objetivo é promover uma triagem adequada e melhor atendimento aos usuários. “Muitas vezes, os usuários apresentam problemas mentais e de uso de substâncias combinados, o que exige uma avaliação mais minuciosa sobre o que deve ser priorizado em seu tratamento e, consequentemente, qual o CAPS mais adequado para ele”, explica Marina Leite, gerente de Atenção Psicossocial da FMS.

O encontro também foi visto como uma oportunidade de trocar experiências com profissionais dos diversos CAPS existentes na cidade. “Pudemos apresentar o trabalho do CAPS AD aos outros centros e conversar sobre o matriciamento e colaboração entre saúde mental e atenção básica”, afirma a psiquiatra Lívia Leal.

O CAPS AD atende uma média de 300 pessoas por mês. Ele é voltado para pessoas com problemas pelo uso de álcool ou outras drogas. Dependendo da gravidade do problema, o CAPS realiza o tratamento intensivo, no qual o paciente é atendido de segunda a sexta-feira, o dia todo; o semi-intensivo, em que a freqüência é de pelo menos três dias da semana; e o não-intensivo, que se resume a um dia da semana.

O Centro trabalha com livre demanda, ou seja, não é necessário um encaminhamento para dar entrada no atendimento. Basta levar a pessoa que precisa dos cuidados com os seguintes documentos: identidade, CPF, título de eleitor e comprovante de residência. A pessoa passará por uma triagem com profissionais de lá, que determinarão a necessidade de tratamento e como ele deve ser feito.

O CAPS AD funciona de segunda a sexta das 8 às 17h e seu telefone para contato é 3215-7762.

CAPS AD saúde mental

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/117/profissionais-de-saude-se-reunem-para-conhecer-atendimento-no-caps-ad