Premiação de concurso sobre receitas saudáveis acontece hoje (26)

A ação é uma atividade do Programa Saúde na Escola (PSE)

Acontece hoje (26) a partir das 15h30, a premiação do concurso Receitas sobre Alimentação Saudável, atividade idealizada pela equipe da Estratégia Saúde da Família na Escola Municipal Luis Fortes, no bairro Lourival Parente. A ação é uma atividade do Programa Saúde na Escola (PSE).

“O objetivo é estimular hábitos alimentares saudáveis desde a infância”, explica a nutricionista Theonas Gomes, do Núcleo de Alimentação e Nutrição da Fundação Municipal de Saúde (FMS). O concurso foi realizado com estudantes da 1ª a 5ª série do Ensino Fundamental.

Em parceria com a equipe, os professores auxiliaram os alunos com a criação, em sala de aula, das receitas que concorreriam ao prêmio. Segundo Theonas Gomes, os critérios de escolha das receitas foram o uso de ingredientes saudáveis, baixo custo, inovação e criatividade na idealização do cardápio.

Em conjunto com a atividade, foi realizada a avaliação nutricional dos alunos, em um total de 126 escolares. Destes, 64% estava com IMC adequado, no entanto 28% estavam com peso acima do esperado e destes 26% estavam com obesidade. “Os resultados mostram o avanço do sobrepeso e da obesidade nessa faixa etária, o que requer atenção tanto dos profissionais de saúde como de professores e familiares”, explica a nutricionista.

O aumento do consumo de alimentos com alto teor calórico e baixos valores nutricionais, como doces, refrigerantes, pizzas e outros, tem se tornado uma preocupação dos profissionais de saúde em Teresina. Dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) apontam que a obesidade atinge níveis preocupantes, chegando a 20,2% dos adolescentes em Teresina. A última pesquisa do VIGITEL – Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico – mantida pelo Ministério da Saúde, revela um aumento da obesidade em adultos e pela primeira vez, o percentual de pessoas com excesso de peso supera mais da metade da população brasileira (51%).

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1169/premiacao-de-concurso-sobre-receitas-saudaveis-acontece-hoje-26