Mortalidade infantil é tema de reunião entre profissionais de saúde

A meta é melhorar os indicadores na capital.

Mortalidade infantil é tema de reunião entre profissionais de saúde
O auditório do Centro Maria Imaculada foi hoje (23) palco de discussões para análise e prevenção das ocorrências de mortalidade materna e infantil. Foi mais uma da série de reuniões que estão sendo promovidas pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) com seus profissionais para melhorar os indicadores na capital.
Desta vez, foram reunidos os apoiadores institucionais da Diretoria Regional de Saúde Centro/Norte, além de profissionais da Diretoria de Vigilância em Saúde da FMS e Maternidade Evangelina Rosa (MDER). O foco esteve nos óbitos de crianças – em especial os recém-nascidos – uma vez que os índices ainda inspiram preocupação entre os gestores de saúde da capital. “A ideia destas reuniões é trocar experiências, observar as realidades regionais e a partir disso planejar estratégias de curto, médio e longo prazo”, explica Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS.
Segundo a médica neonatologista Isabel Almeida, 81% das mortes infantis são por causas evitáveis, que podem ser prevenidas no pré-natal. Por meio da Ficha de Acolhimento e Classificação de Risco, um protocolo é utilizado para acolher as grávidas e classificar os riscos de cada gestação. Se for um caso em comprovada situação de risco, elas são referenciadas para o ambulatório da MDER; já aqueles sem complicações são realizados pelas equipes da Estratégia Saúde da Família nas Unidades Básicas de Saúde, que acompanham constantemente mães e filhos durante a gravidez e no pós-parto.
O presidente da FMS, Luciano Nunes, reforçou a importância da atenção básica neste processo e se comprometeu a melhorar a qualidade do serviço para evitar complicações não apenas das mortes de crianças, como também das mães. “Nossa rede tem uma capacidade grande de atendimento e não mediremos esforços para aproveitá-la”, afirma. “Para realizar este planejamento, é importante entrar em contato com os profissionais, ouvir suas sugestões e elaborarmos juntos os novos protocolos de atendimento às gestantes”, completa.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1167/mortalidade-infantil-e-tema-de-reuniao-entre-profissionais-de-saude