Prefeitura investe na assistência de qualidade às gestantes da capital

O pré-natal das gestantes deve ter início na UBS mais próxima de sua residência

Prefeitura investe na assistência de qualidade às gestantes da capital

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) está distribuindo cartilhas que explicam às gestantes, familiares e profissionais de saúde sobre o Plano de Vinculação da Gestante de Teresina. O material servirá como base de orientação sobre quais ações devem ser realizadas para garantir o acesso da gestante desde o pré-natal até a maternidade onde será feito o parto.

“O Plano de Vinculação da Gestante, que está explicado no material distribuído, esclarece sobre o acolhimento à gestante no pré-natal, parto e pós-parto, evitando, assim, a peregrinação da gestante e assegurando-lhe uma maternidade de referência logo na primeira consulta de pré-natal”, explica Smithanny Barros, gerente de Atenção Básica da FMS.

Uma cartilha do acompanhante e um material que analisa a idade gestacional também serão distribuídos aos profissionais de saúde das Unidades Básicas de Saúde (UBS), para que estes fiquem ainda mais esclarecidos sobre a importância do acompanhante durante o pré-natal e parto da gestante e sobre a idade gestacional da grávida.

O pré-natal das gestantes deve ter início na UBS mais próxima de sua residência. Lá a gestante terá consultas garantidas e encaminhamentos de exames que devem ser realizados. Além, também, de ter disponível um curso sobre gravidez, abertura de prontuário, preenchimento da caderneta da gestante, classificação de risco e organização da visita da gestante à maternidade onde realizará o parto.

“Todas as ações realizadas pelo setor de saúde, seja municipal ou estadual, devem ser integradas, para que a gestante tenha uma assistência de boa qualidade, assim como o recém-nascido. A intenção também é evitar óbitos maternos e infantis”, falou Smithanny Barros.

Em dois anos a FMS registrou a redução da mortalidade materna em 72,5%. Dados indicam que Teresina passou de 13 óbitos maternos em 2012 para três em 2014. A diminuição é um reflexo de uma série de ações que acontecem na atenção básica de saúde. No entanto, ainda preocupam os índices de mortalidade neonatal na capital.


Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1166/prefeitura-investe-na-assistencia-de-qualidade-as-gestantes-da-capital