FMS implanta Caderneta de Saúde do Adolescente em escola pública

FMS implanta Caderneta de Saúde do Adolescente em escola pública
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) vai realizar no dia 12 de junho, sexta feira, às 8h da manhã, uma roda de conversa entre profissionais de saúde e alunos da Escola Santa Fé, na zona Sul de Teresina, momento em que serão distribuídas cadernetas de saúde do adolescente aos presentes.
“O material contém informações específicas para meninos e meninas. A caderneta ensina, por exemplo, a importância do cumprimento do calendário de vacinação para os jovens a partir dos 10 anos. Traz ainda recomendações sobre alimentação adequada e cuidados com o corpo, além de orientar sobre a prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e gravidez na adolescência” explicou Ana Maria Oliveira, chefe do Núcleo de Atenção à Saúde do Adolescente e do Jovem da FMS. .
A caderneta disponibiliza ainda um encarte com tabelas de altura e Índice de Massa Corporal (IMC) para o próprio jovem acompanhar seu desenvolvimento, além do Estatuto da Criança e do Adolescente, para que o usuário tome conhecimento de seus direitos e deveres.
“Os profissionais da Unidade Básica de Saúde do Residencial Betinho irão até a escola implementar a caderneta do adolescente, fazer a medição e pesagem dos alunos, para fazer um acompanhamento do desenvolvimento deles”, disse Ana Maria.
Na atividade realizada na Escola Santa Fé também serão realizados exames oftalmológicos aos mais de 70 adolescentes que estudam na unidade escolar. Um médico, um enfermeiros, agentes comunitários de saúde e técnicos de enfermagem estarão no local realizando os procedimentos.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1163/fms-implanta-caderneta-de-saude-do-adolescente-em-escola-publica