UBS do Buenos Aires recebe palestra sobre AVC

A Unidade Básica de Saúde do Buenos Aires recebe amanhã (02) uma palestra do projeto Pense Bem AVC, que tem como objetivo levar conhecimento sobre o acidente vascular cerebral – também conhecido como derrame. Profissionais de saúde e usuários são convidados a participar da ação, que ocorre durante a manhã no pátio do local.
O Pense Bem AVC é uma iniciativa de prevenção com ações de promoção de saúde, prevenção de lesões cerebrais e sua reabilitação. O projeto leva uma mensagem educativa à população em geral, direcionada, no entanto, aos indivíduos que estão sob maior risco ao problema (idosos, hipertensos, diabéticos, pessoas com o colesterol alto e com doença no coração, entre outros).
Segundo a diretora da Regional de Saúde Norte, Adriana Valadares, o objetivo da ação é tirar as dúvidas tanto dos usuários das UBS, quanto dos profissionais sobre o risco do acidente, assim como levar novos conhecimentos sobre o problema. “É uma forma de trabalhar a prevenção, uma vez que se trata de um problema sério, que pode deixar sequelas graves por toda a vida”, explica.
O Projeto Pense Bem AVC é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia. Em Teresina, é uma realização do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), por meio da Associação Reabilitar, em parceria com a Fundação Municipal de Saúde (FMS).
O Acidente Vascular Cerebral é uma das maiores causas de mortes e incapacitações em todo o mundo. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que, por ano, a enfermidade acomete 16 milhões de pessoas ao redor do planeta. Entre elas, seis milhões morrem devido a complicações da doença. No Brasil o mal atinge um em cada seis habitantes.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1152/ubs-do-buenos-aires-recebe-palestra-sobre-avc