Programa de Combate ao Tabagismo inicia suas atividades na atenção básica

Nesta segunda-feira (01), a partir das 14h, será realizada a primeira reunião, na UBS da Vila da Paz

Programa de Combate ao Tabagismo inicia suas atividades na atenção básica
Na semana alusiva ao Dia Mundial sem Tabaco, a Fundação Municipal da Saúde (FMS) dá início às atividades da expansão do Programa de Controle do Tabagismo, que agora funcionará também na atenção básica. Nesta segunda-feira (01), a partir das 14h, será realizada a primeira reunião, na Unidade Básica de Saúde da Vila da Paz (zona Sul de Teresina).

O programa, que já funciona nos hospitais Universitário e do bairro Parque Piauí, é trabalhado por meio de reuniões individuais ou com grupos de 10 a 15 fumantes, que acontecem semanalmente no primeiro mês, quinzenalmente no segundo mês e mensalmente no terceiro mês de programa até que o usuário complete um ano. “Durante este tempo, ele recebe informações e estímulos para uma vida sem cigarro, além de tirar suas dúvidas e conversar com profissionais e pessoas com problemas semelhantes”, conta Clara de Assis, da Gerência de Ações Programáticas da FMS. Em casos específicos podem ser utilizados medicamentos de apoio.

A abordagem deve ter como objeto a detecção de situações de risco que levam o indivíduo a fumar, e o desenvolvimento de estratégias para enfrentamento dessas situações, visando não só a cessação do tabagismo, mas também a prevenção de recaídas. “É um tratamento que depende muito da força de vontade dos participantes, por isso é importante que eles desejem verdadeiramente mudar de vida e criem um laço de confiança com os profissionais de saúde, que dará o apoio necessário”, explica Clara de Assis. Segundo ela, a base para este trabalho é a técnica da abordagem cognitiva-comportamental, centrado na mudança de crenças e comportamentos que levam um indivíduo a lidar com determinada situações.

Em preparação aos trabalhos, a FMS realizou treinamentos com os profissionais das equipes Estratégia Saúde da Família (ESF) e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) das três Diretorias Regionais de Saúde municipais. Inicialmente, ele será desenvolvido por 15 equipes ESF que aderiram ao Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ), em Unidades Básicas de Saúde de diversos pontos da cidade. “Estamos abraçando a luta contra o tabagismo, pois entendemos que o abandono do vício é uma forma de promover saúde e qualidade de vida”, afirma o presidente da FMS, Luciano Nunes.

Dados da pesquisa realizada em 2014 pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (VIGITEL), divulgada na última quinta-feira, 28 de maio, pelo Ministério da Saúde, mostra que 10,8% dos brasileiros ainda mantém o hábito de fumar – o índice é maior entre os homens (12,8%) do que entre as mulheres (9%). Em Teresina, a pesquisa constatou um percentual de 6,7% de fumantes adultos, o quarto menor do país. Um levantamento realizado pelos agentes comunitários de saúde das 15 equipes do PMAQ identificou 1.260 fumantes nas famílias residentes nas áreas que serão contempladas inicialmente pelo Programa. Destes, 395 manifestaram o desejo de cessação do vício.

O tabagismo é atualmente a principal causa de mortes evitáveis no país. A dependência à nicotina é fator causal de aproximadamente 50 doenças, como vários tipos de câncer e doenças do aparelho respiratório e cardiovasculares, uma vez que o fumante se expõe a aproximadamente 4.720 substâncias, muitas delas tóxicas, contidas no cigarro. Além de prejudicar também a saúde daqueles que inalam involuntariamente a fumaça do cigarro, os chamados fumantes passivos.

TABAGISMO

É reconhecido como uma doença epidêmica que causa dependência física, psicológica e comportamental semelhante ao que ocorre com o uso de outras drogas como álcool, cocaína e heroína. A dependência ocorre pela presença da nicotina nos produtos à base de tabaco. A dependência obriga os fumantes a inalarem mais de 4.720 substâncias tóxicas, como: monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído, acroleína, além de 43 substâncias cancerígenas, sendo as principais: arsênio, níquel, benzopireno, cádmio, chumbo, resíduos de agrotóxicos e substâncias radioativas.

Segundo a Organização Mundial de Saúde o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo, sendo responsável por 63% dos óbitos relacionados às doenças crônicas não transmissíveis. Dessas, o tabagismo é responsável por 85% das mortes por doença pulmonar crônica (bronquite e enfisema), 30% por diversos tipos de câncer (pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga, colo de útero, estômago e fígado), 25% por doença coronariana (angina e infarto) e 25% por doenças cerebrovasculares (acidente vascular cerebral).

Além de estar associado às doenças crônicas não transmissíveis, o tabagismo também é um fator importante de risco para o desenvolvimento de outras doenças, tais como - tuberculose, infecções respiratórias, úlcera gastrintestinal, impotência sexual, infertilidade em mulheres e homens, osteoporose, catarata, entre outras doenças.

O consumo de tabaco e seus derivados mata milhões de indivíduos a cada ano. Estima-se em 8 bilhões as mortes atribuídas ao tabaco para o ano de 2030, se nenhuma ação efetiva de controle do tabaco for implementada.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1150/programa-de-combate-ao-tabagismo-inicia-suas-atividades-na-atencao-basica