UBS da Vila da Paz promove curso para gestantes

O curso contou com 15 participantes e foi encerrado hoje (29)

UBS da Vila da Paz promove curso para gestantes
No encerramento do mês da mães, a Unidade Básica de Saúde da Vila da Paz promoveu um curso voltado para as gestantes atendidas pelas Equipes Estratégia Saúde da Família do local. O curso contou com 15 participantes e foi encerrado hoje (29) com uma visita à Maternidade Wall Ferraz (CIAMCA).
O curso está em sua décima edição e ocorre uma a duas vezes por ano, tendo como prioridade o mês de maio por ser dedicado especialmente às mães. “Ele foi idealizado como um instrumento que viesse a aumentar a adesão ao pré-natal precoce, diminuição das complicações da gravidez, parto e puerpério, além de promover uma melhor atenção aos recém-nascidos e crianças menores de um ano”, explica a enfermeira Beth Guerra.
A atividade, que ocorre desde segunda-feira, teve 20 horas de duração em módulos de quatro horas por dia. Foram abordados temas como: importância do pré-natal, vínculo afetivo do binômio mãe/filho, fisioterapia na gravidez e no parto, alimentação da gestante e aleitamento materno, sinais de risco na gravidez e trabalho de parto, odontologia para gestante e bebê, cuidados com o recém-nascido e atividade física durante a gestação.
“O diferencial do curso esteve no último dia, em que levamos a gestantes para ter contato com a maternidade municipal”, afirma Beth Guerra. “Além disso, foram distribuídos certificados e um CD com todo o conteúdo do curso gravado para que elas possam realizar consultas, além da cobertura fotográfica do evento”, completa. A enfermeira conta ainda que a comunidade colaborou com doações para que fossem preparados kits para as participantes com materiais de higiene e outros presentes.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1149/ubs-da-vila-da-paz-promove-curso-para-gestantes