Coordenadores de UBSs são orientados para funcionamento de UPAs

UPAs são unidades de pronto-atendimento em urgência e emergência.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) localizada no Renascença, que será inaugurada no mês de agosto pela Prefeitura de Teresina, atuará como retaguarda das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital. A assessora especial da presidência da Fundação Hospitalar de Teresina (FHT) para abertura das UPAs, Juracilia Jericó, esteve reunida na manhã de hoje (28), no auditório da Fundação Municipal de Saúde (FMS), com coordenadores das UBS das Regionais de Saúde Centro/Norte e Sul para explicar como será o funcionamento da UPA e o envolvimento desses profissionais no atendimento.
“Estamos explicando a todos os segmentos da saúde sobre o funcionamento das UPAs, que serão subordinadas à Fundação Hospitalar de Teresina e irão funcionar como retaguarda para as Unidades Básicas de Saúde, já que é uma estrutura de saúde intermediária. Os profissionais de saúde e usuários do sistema precisam conhecer o papel da UPA dentro do sistema de saúde, da rede de urgência e emergência”, explicou Juracilia Jericó.
As UPAs são unidades de pronto-atendimento em urgência e emergência que irão oferecer à população mais um serviço nessa área e funcionam em um trabalho articulado com a rede das Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde os pacientes poderão ficar até 24 horas e serem referenciados para os hospitais de maior complexidade, caso haja necessidade.
“As UPAS são estruturas de saúde de complexidade intermediária entre a Atenção Básica e a Rede Hospitalar. Deverá funcionar 24 horas, configurando a rede de urgência e emergência, que é composta também por hospitais, Unidades Básicas de Saúde, Central de Regulação, SAMU e Hospitais de Média e Alta Complexidade. A UPA fará o pronto- atendimento e terá uma estrutura física totalmente compatível com a estrutura funcional, além de atuar também como uma reguladora dentro do sistema de saúde, seguindo sempre o que preconiza o Ministério da Saúde”, esclarece a assessora da FHT.
Para a gerente de Atenção Básica da FMS, Smithanny Barros da Silva, a reunião é importante por mostrar todo o processo de funcionamento das UPAS. “Momento importante de socialização de informações, tendo em vista que os nossos profissionais serão também multiplicadores dentro da rede de saúde, portanto, nada mais oportuno do que eles conhecerem de fato o papel da UPA”, disse a gerente.
A UPA do Renascença é de porte III e funcionará com seis consultórios médicos e 21 leitos, sendo 15 de observação, quatro semi-intensivos e dois de isolamento, sala de raios-X, curativo, sutura e inalação, exames laboratoriais e eletrocardiograma. A UPA terá capacidade média de 350 atendimentos diários, abrangendo uma população estimada em mais de 350 mil pessoas.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1146/coordenadores-de-ubss-sao-orientados-para-funcionamento-de-upas