UBS Cecy Fortes promove dia de saúde em parceria com faculdade

UBS Cecy Fortes promove dia de saúde em parceria com faculdade
Durante todo o dia de hoje (27) estudantes e profissionais de saúde promovem um dia de prevenção na Unidade Básica de Saúde Cecy Fortes. A ação faz parte do Dia E, evento promovido pela faculdade Estácio Ceut em parceria com a Fundação Municipal de Saúde (FMS) e diversos outros órgãos.
Alunos e professores dos cursos de Enfermagem e Nutrição estão envolvidos no evento. Da parte da saúde foram disponibilizados serviços como verificação de glicemia e pressão arterial, citologia do colo uterino, distribuição de escovas de dente, avaliação nutricional e atendimento para a expedição do passe livre. Além disso, estão sendo promovidas rodas de conversa sobre diabetes e hipertensão, dengue, chikungunya e outras viroses, além de uma palestra voltada às gestantes da área sobre orientação alimentar e aleitamento materno.
A enfermeira Dalila Coelho, que atua na Estratégia Saúde da Família (ESF) e é professora da faculdade, explica que a meta é trazer mais pessoas para realizar acompanhamento regular na Unidade Básica de Saúde. “No começo do ano fizemos um levantamento e observamos um aumento nos casos de doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade e diabetes, na população atendida por nossa Unidade. Por isso estamos trabalhando para estimular este comparecimento, para que possamos acompanhar este público e promover uma melhoria na qualidade de vida”, afirma.
Este é o caso de Rejânia Ribeiro. A dona de casa de 48 anos conta que já chegou aos 90kg mas que está perdendo peso graças ao acompanhamento que faz com sua equipe ESF. “Hoje eu vim para medir glicemia e fazer a avaliação com a nutricionista, mas sempre frequento a Unidade”, conta. Valdemar Oliveira, de 80 anos, também procura participar de todas as ações e acredita que todos deveriam fazer o mesmo. No evento, ele estava participando da roda de conversa e pegou material informativo sobre hipertensão.
O Dia E segue em diversos pontos da cidade e oferece serviços em educação no trânsito, oficinas, serviços jurídicos e contábeis, entre outros. O dia conta também com feiras, arrecadação de alimentos e palestras sobre temas relevantes e atuais, dentre outras atividades. O acesso é gratuito. Além da FMS, o evento está sendo realizado em parceria com a Superintendência de Trânsito – STRANS - e Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social - SEMTCAS.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1143/ubs-cecy-fortes-promove-dia-de-saude-em-parceria-com-faculdade