NOVEMBRO AZUL

No Dia do Homem, FMS promove ação voltada à saúde masculina

19 de novembro é comemorado o Dia Internacional do Homem

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) realizará no dia 19 de novembro, quinta-feira, o Dia D da Saúde do Homem. O evento acontecerá das 8h às 11h na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Planalto Uruguai e contará com palestra sobre câncer de próstata e de boca,palestra sobre drogas, capoterapia, atendimento médico, aferição da pressão arterial e teste glicêmico.

Em alusão ao Novembro Azul, a Fundação Municipal de Saúde (FMS), durante todo o mês, intensificou o trabalho de alerta para a importância do cuidado com a saúde do homem. As ações visam reduzir os índices de mortalidade pelas doenças mais incidentes e assegurar o direito universal à saúde de homens na faixa etária entre os 20 e 59 anos.

“Estamos reforçando um olhar integral à saúde do homem e alertando para outros agravos mais incidentes que o câncer de próstata. Muitas pessoas acreditam que essa campanha é apenas sobre o câncer, mas não é bem assim. Ela serve para alertar sobre os perigos dessa doença e conscientizar sobre a importância da sua prevenção, mas também objetiva fazer com que o homem se cuide em sua integralidade evitando agravos”, explica Agnelma Rufino, coordenadora de Saúde do Homem da FMS.

Dia 23 haverá ação voltada à saúde masculina na UBS do Promorar, a partir das 8h. No mesmo dia e horário, uma ação também com o intuito de melhorar a qualidade de vida do homem acontecerá na UBS do Poty Velho. A Unidade Básica de Saúde do Satélite promoverá sua ação voltada aos homens no dia 24, a partir das 14h. Já na UBS do São João será no dia 26, das 8h às 11h. E no dia 28 é a vez da UBS do Porto Alegre, a partir das 8h, desenvolver suas ações.

“Estaremos também capacitando nossos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) sobre saúde do homem, focando o câncer de próstata. O médico Helder Damásio irá capacitar os ACS do Poty Velho no dia 25, às 10h. Já o médico Luciano Filho capacitará os agentes do Planalto Uruguai, também no dia 25, mas às 15h”, diz Agnelma Rufino.

A FMS implantou os programas Saúde do Homem e Pré- Natal Masculino, voltados aos homens, em suas Unidades de Saúde no ano passado, realizando capacitações com todos os médicos e enfermeiros das 258 equipes Estratégia Saúde da Família (ESF) atuantes em Teresina. Por se tratar de um serviço de saúde a ser prestado, o homem recebe uma declaração do médico para justificar sua ausência no trabalho, caso seja preciso. Quando ele retorna para a devolução de exames, recebe um atestado médico.

A coordenação de Saúde do Homem da FMS tem como diretriz promover ações de saúde que contribuam significativamente para a compreensão da realidade singular masculina nos seus diversos contextos socioculturais e político-econômicos.

Novembro Azul saúde do homem fms

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/114/no-dia-do-homem-fms-promove-acao-voltada-a-saude-masculina