Programa estimula saúde preventiva para homens

O auditório da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Planalto Uruguai, na manhã de hoje (21), esteve lotado por homens preocupados com sua saúde. Foi a palestra em comemoração de um ano do programa Saúde do Homem, desenvolvido pela equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) e que visa estimular esta camada da população a cuidar de si mesmo.
O programa Saúde do Homem, estratégia vinculada à Fundação Municipal de Saúde (FMS), foi iniciado em maio de 2014 com famílias da região do Parque Mão Santa. Por meio de um trabalho de educação em saúde, a equipe procurou convencer a população masculina a frequentar a UBS rotineiramente. “Tivemos uma certa resistência no começo, pois o homem tipicamente só procura o serviço de saúde quando é acometido por alguma doença”, conta Robespierre Bastos, médico da equipe.
Como meio de chamá-los à unidade de saúde, foram promovidas palestras e reuniões sobre o programa Pré-natal masculino, que incentiva a participação paterna durante a gravidez e desenvolvimento da criança, o que faz com que eles também cuidem da própria saúde. “Quando acompanha a gestante na UBS, o pai também tem incentivo para que faça uso dos serviços básicos como consultas e exames”, explica Robespierre Bastos. “E, após o nascimento da criança, ele continua o acompanhamento, desta vez pelo Saúde do homem”, complementa.
Francisco das Chagas Assunção, 58 anos, se diz assíduo nas atividades da UBS. “Como sou hipertenso e tenho um problema de hérnia de disco, não posso descuidar da saúde”, conta. Já Raimundo Batista dos Santos, de 75 anos, lamenta não poder vir sempre devido a um problema de coluna, mas recebe as visitas da equipe ESF em casa regularmente. Ambos concordam que todos os homens deveriam participar.
Robespierre Bastos comemora a aceitação do programa. Segundo ele, os primeiros participantes atuaram como propagadores da proposta, e aos poucos o trabalho foi expandido. “Atualmente a comunidade do Parque Mão Santa tem 25 gestantes, das quais 16 parceiros participam do pré-natal masculino. Isso fora os homens que continuam frequentando regularmente a UBS”, complementa.
Os programas Saúde do Homem e Pré-Natal Masculino fazem parte de Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, que visa contribuir para a redução da morbidade e mortalidade desta camada da população. “Estudos mostram que o homem vive cerca de sete anos e meio a menos que a mulher”, afirma Luciano Nunes, presidente da FMS. “Queremos mudar este quadro, e para isso convocamos todos a visitar as UBS de suas áreas, pois um corpo saudável é fator importantíssimo para a promoção da qualidade de vida”, finaliza.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1135/programa-estimula-saude-preventiva-para-homens