Vacinação contra Gripe é prorrogada para o dia 5 de junho

Todas as 104 salas de vacina estão abastecidas para imunizar contra a doença

Vacinação contra Gripe é prorrogada para o dia 5 de junho
O Ministério da Saúde prorrogou para o dia 5 de junho o prazo final para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, também conhecida como Gripe, visto que ainda não foram alcançadas as metas preconizadas. Em Teresina, as 104 salas de vacina continuam sendo abastecidas para garantir a imunização do público-alvo da campanha.
O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Luciano Nunes, esteve hoje (22) conferindo o funcionamento das salas de vacina em algumas Unidades Básicas de Saúde. “Estivemos na Piçarreira, Parque Universitário e Taquari e vimos que a população tem comparecido para adquirir sua dose. Até o momento, já foram distribuídas 141 mil doses da vacina pela Rede de Frio a todas as unidades de saúde da cidade. Estamos trabalhando para que nenhuma sala de vacina fique sem doses e estamos garantindo isso. Nossa intenção é atingir a meta do Ministério da Saúde e imunizar 80% do público alvo da campanha e estamos confiantes que a meta será alcançada”, explicou.
O público alvo da campanha é formado por pessoas com 60 anos ou mais de idade, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, população carcerária e trabalhadores da saúde.
A meta de Teresina é imunizar 152.358 pessoas. A vacina protege contra os tipos mais comuns da influenza, os causados pelos tipos A H1N1, H3N2 e B. Ela é totalmente segura e os riscos de efeitos colaterais são mínimos. As únicas contraindicações são para pessoas com histórico de reação anafilática em doses anteriores e a quem tem algum tipo de alergia grave à proteína do ovo, uma vez que a dose é produzida em embriões de galinha.
“A vacina tem a grande importância de reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza. A vacina é muito segura e é fundamental para evitar internações, além de reduzir em até 75% o número de óbitos, reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. Com a prorrogação fazemos um apelo para que as pessoas prioritárias para a vacina procurem os postos de saúde para garantir sua imunização”, enfatiza Luciano Nunes.
Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe após a vacinação, é fundamental realizar a imunização no período da campanha para garantir a proteção. O período de maior circulação da gripe vai de final de maio a agosto.
INFLUENZA
A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.
A vacinação é uma medida efetiva para a prevenção das complicações trazidas pela influenza. As doses são compostas pelos antígenos contra os três vírus mais comuns, que são os causadores de gripe A (H1N1 e H3N2) e B.
A Organização Mundial de Saúde estima que cerca de 1,2 bilhões de pessoas apresentam risco elevado para complicações da influenza: 385 milhões de idosos acima de 65 anos de idade, 140 milhões de crianças e 700 milhões de crianças e adultos com doença crônica. Em relação às gestantes, o risco de complicações é muito alto, principalmente no terceiro trimestre de gestação, mantendo-se elevado no primeiro mês após o parto.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1133/vacinacao-contra-gripe-e-prorrogada-para-o-dia-5-de-junho