Palestra comemora um ano do Programa Saúde do Homem

A Prefeitura de Teresina vem incentivando a participação dos homens nas ações desenvolvidas pelas Unidades Básicas de Saúde do município, visando que eles possam cuidar mais da saúde. Os programas Saúde do Homem e Pré- Natal Masculino estão completando, neste mês, um ano de implantação. Em alusão à data, a UBS do Planalto Uruguai realizará uma palestra às 8h do dia 21, quinta-feira, com o médico Robespierre Pereira Bastos.
“Os programas tem atingido os objetivos, que é aproximar os homens da Unidade Básica de Saúde. Esses homens realizam cuidado preventivo de sua saúde. Outro ponto bastante positivo é a boa aceitação desse público alvo e o retorno ao médico, bem como a participação maior na gravidez da mulher, aumentando o vínculo afetivo entre pai, mãe e filho”, explica o médico da Estratégia Saúde da Família, Robespierre Bastos.
O programa Pré-Natal Masculino é um incentivo à participação paterna durante a gravidez e desenvolvimento da criança. A ação, desenvolvida pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), está sendo implantada gradualmente em todas as Unidades Básicas de Saúde da capital.
“A cultura masculina é de buscar serviços de saúde apenas a medicina curativa, esquecendo-se dos serviços de promoção à saúde e prevenção das doenças. Engajar os homens no acompanhamento da gestação e do parto de suas parceiras e nos cuidados da criança faz com eles também cuidem dá própria saúde. Quando acompanha a gestante na UBS, o pai também terá incentivo para que faça uso dos serviços básicos de saúde como consultas e exames”, explicou Robespierre Bastos.
Um exemplo de bom desempenho da implantação dos programas Saúde do Homem e Pré- Natal Masculino são as atividades realizadas no Parque Mão Santa, zona Leste da cidade, onde o percentual de homens sendo atendidos pela Unidade de Saúde do Planalto Uruguai para a realização do Pré-Natal Masculino é de 64%.
A FMS implantou o Pré-natal Masculino em suas UBS no ano passado, realizando capacitações com todos os médicos e enfermeiros das 258 equipes Estratégia Saúde da Família (ESF) atuantes no município. Por se tratar de um serviço de saúde a ser prestado, o homem recebe uma declaração do médico para justificar sua ausência no trabalho, caso seja preciso. Quando ele retorna para a devolução de exames, recebe um atestado médico.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1132/palestra-comemora-um-ano-do-programa-saude-do-homem