Gripe: vacinação encerra sexta e FMS alerta para importância da dose

A equipe do local é formada por médico, enfermeiro e dentista

Gripe: vacinação encerra sexta e FMS alerta para importância da dose
Sexta-feira (22) é o último dia da Campanha de vacinação contra a influenza, também conhecida como gripe. Até lá, todas as salas de vacina do município, além de quatro postos volantes nos pontos mais movimentados da cidade, estarão imunizando contra a doença.

A meta para Teresina é imunizar 152.358 pessoas. A vacina protege contra os tipos mais comuns da influenza, os causados pelos tipos A H1N1, H3N2 e B. Ela é totalmente segura e os riscos de efeitos colaterais são mínimos. As únicas contraindicações são para pessoas com alergia à proteína do ovo ou que estejam com febre.

O público alvo da campanha é formado por pessoas com 60 anos ou mais de idade, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, população carcerária e trabalhadores da saúde.

A imunização contra a gripe tem comprovadamente trazido benefícios aos grupos com direito a ela. Uma pesquisa do Hospital Emílio Ribas, em São Paulo, mostrou que o número de internações de idosos por gripe apresentou uma redução de 62% após a disponibilização gratuita da vacina, e as mortes associadas à doença, 43%.

“É muito importante que todas as pessoas que são prioritárias para a vacina garantam sua dose, pois se tratam de grupos mais suscetíveis às complicações típicas da doença, como a pneumonia. Lembramos também da necessidade das pessoas se vacinarem até sexta, pois após o período da campanha a vacina não ficará mais disponível nas salas de vacinação”, alerta Amparo Salmito, gerente de Epidemiologia da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

A vacina está disponível em 104 salas de vacinas em todo o município, além de postos volantes nos dois shoppings da cidade, no Comercial Carvalho da Avenida Homero Castelo Branco e Supermercado Extra da Avenida Presidente Kennedy. Amparo Salmito ressalta que as crianças não poderão ser vacinadas nestes locais, apenas nas Unidades Básicas de Saúde e hospitais.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1130/gripe-vacinacao-encerra-sexta-e-fms-alerta-para-importancia-da-dose