Equipes da zona norte são capacitadas para controle do tabagismo na terça

Programa de Combate ao Tabagismo funciona no Hospital Universitário e Hospital do Parque Piauí

Nesta terça-feira (19), a Fundação Municipal de Saúde (FMS) promove o segundo momento da capacitação dos profissionais para a implantação do Programa de Controle do Tabagismo na atenção básica. Será na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Poti Velho, a partir das 13h30.
O treinamento está sendo dividido por regionais de saúde e vai contemplar as 15 equipes que aderiram ao Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ), onde o programa funcionará inicialmente. “Amanhã serão capacitadas as equipes que atuam na zona Norte e, na próxima quarta-feira (20), será a vez das equipes das zonas Leste e Sudeste, no auditório da Diretoria Regional responsável”, afirma Clara de Assis, da Gerência de Ações Programáticas da FMS.
O programa de Combate ao tabagismo funciona atualmente no Hospital Universitário e Hospital do Parque Piauí. Ele é desenvolvido por meio da abordagem cognitiva-comportamental, definida como um modelo de intervenção centrada na mudança de crenças e comportamentos que levam um indivíduo a lidar com determinada situações. “A abordagem deve ter como objeto a detecção de situações de risco que levam o indivíduo a fumar, e o desenvolvimento de estratégias para enfrentamento dessas situações, visando não só a cessação do tabagismo, mas também a prevenção de recaídas”, conta Clara de Assis.
Essa abordagem consiste em um trabalho individual ou em grupo de 10 a 15 fumantes, uma vez por semana, com duração de 90 minutos durante quatro semanas. No segundo mês, as sessões de manutenção serão quinzenais com uma hora de duração. Do terceiro mês ao décimo segundo, as sessões serão mensais. Em casos específicos podem ser utilizados medicamentos que servem de apoio a essa abordagem.
O tabagismo é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma doença crônica, epidêmica, sendo a maior causa isolada evitável de adoecimento e mortes precoces no mundo. A dependência à nicotina é um fator causal de aproximadamente 50 doenças, como vários tipos de câncer e doenças do aparelho respiratório e cardiovasculares. Além disso, ela atinge também os fumantes passivos, podendo acarretar desde reações alérgicas, até infarto agudo do miocárdio e cânceres.
Um levantamento feito este ano pelos agentes comunitários de saúde identificou 1.260 fumantes nas famílias atendidas pelas 15 equipes do PMAQ, dos quais 395 manifestaram o desejo de cessação do vício. Já uma pesquisa realizada pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (VIGITEL), de 2012, constatou um percentual de 11% de fumantes adultos na capital.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1127/equipes-da-zona-norte-sao-capacitadas-para-controle-do-tabagismo-na-terca